TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Golpe De 64

Monografias: O Golpe De 64. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

O Golpe de 64

Todos ouvem falar em Regime Militar, mas sabem que o que ocasionou esse período foi o golpe de estado?

O golpe de 64 na verdade foi uma bola de neve que começou em 1960 quando Jânio Quadros foi eleito com aprovação nas urnas que ate então nunca tinha sido vista. A vitória de tão grandes proporções fez com que Jânio acreditasse em um auto golpe de Estado, crendo que o povo o apoiaria sempre, arquitetou um plano de renuncia que o possibilitaria retornar a presidência com poderes absolutos... O plano não deu certo e o cargo de presidente ficou para seu vice, João Goulart. Quando João recebeu a noticia da renuncia de Jânio estava em viagem politica na China comunista, políticos de direita tentaram de varias formas impedir a posse do vice-presidente, o que não adiantou, pois Leonel Brizola governador do Rio Grande do Sul e primo de Jango sustentou o retorno e a posse. João Goulart então assumiu o posto de presidente, sob um acordo que diminuía seus poderes com a instalação do parlamentarismo.

Um ano após o Brasil volta ao sistema presidencialista e com o aumento dos poderes, era evidente que Goulart iria planejar a implantação de politicas esquerdistas (tais como a reforma agrária e a nacionalização de empresas em vários setores econômicos), independentemente do consentimento das instituições estabelecidas, como o Congresso. Na época a sociedade brasileira tornou-se extremamente polarizada, porque temiam que o Brasil, sob comando de Goulart, se unisse a Cuba como parte do bloco comunista na América Latina. Políticos influentes, magnatas da mídia, a Igreja Católica, os latifundiários, empresários e parte da classe media pediam por uma “contra revolução” por parte das forças armadas.

O estopim necessário para explodir um golpe militar aconteceu quando Leonel Brizola e João Goulart em 13 de março fizeram um discurso na Central do Brasil, declarando as reformas de base. Nos dias seguintes os oposicionistas se organizaram e dia 19 de março acorreu a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” a marcha tinha como proposito envolver o povo no combate ao comunismo. Diante dos fatos tudo levava a sustentação para o Golpe Militar. O golpe começou a ser de fato real quando no dia 28 de março de 1964, Olímpio Mourão Filho e Odílio Denys juntamente com o governador do estado de Minas Gerais Magalhães Pinto se reuniram em Juiz de Fora para decidir a data da mobilização militar para a tomada do poder, a mesma ficou instituída para 4 de Abril de 1964.

Olímpio não esperou ate abril e em 31 de março tomou uma atitude impulsiva, partiu de juiz de fora com suas tropas para o Rio de Janeiro. O general Castello Branco ainda tentou impedir ligando pra Magalhães Pinto, segundo ele ainda era um movimento prematuro, porém sem volta. Quando as tropas do governo encontraram as dos golpistas se uniram e foram juntas para o Rio de Janeiro para efetivar o golpe, quando João Goulart viu as tropas, abandonou a presidência e fugiu para o exilio no Uruguai. No dia seguinte 1 de abril de 1964 o senador Auro Soares de Moura Andrade declarou o cargo de presidente vago, e assim foi implantada a ditadura militar no Brasil, a mesma durou de 1 de abril de 1964 a 1985.

Esse golpe foi uma tentativa do exercito brasileiro de impedir que um governo comunista se instalasse no Brasil, uma tentativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com