TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Islã e Maomé

Por:   •  11/6/2020  •  Artigo  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

fala em Islã, o que vêm à mente de grande parte das pessoas é o terrorismo. E entender um pouco melhor os elementos que formam essa cultura.

O Islã surgiu a partir de uma ideologia religiosa, mas foi mais que uma religião. Tornou-se um Estado, expandiu-se e, através dessa expansão deixou sua marca em diversas outras culturas. Essa expansão do Islã está ligada ao jihad que significa esforço em favor de Deus onde o fiel tem a responsabilidade de levar a todos á mensagem de Deus.

O seu fundador é chamado de Maomé que nasceu na cidade de Meca que é oriundo de uma tribo importante os coraixitas.

A religião do Islã baseava-se (e ainda se baseia) em poucos princípios básicos que deveriam ser obedecidos pelos fiéis. Entre suas obrigações estavam: a oração (deveria ser feita cinco vezes ao dia), a caridade (esmola, muito parecido com o dízimo), o jejum durante um mês pré determinado (ramadã), a peregrinação a Meca – que deveria ser feita por todos os fiéis saudáveis e que tivessem condições para tanto e o testemunho (shahada) – ato que concretizava a conversão. O fiel aceitava que só há um único Deus e que Maomé é seu Profeta.

Afirma-se que por volta dos quarenta anos, Maomé começou a ouvir vozes e a ter visões. As visões falavam de um Deus único, onipotente, onipresente e onisciente. Segundo consta, Maomé recebeu essas revelações até sua morte. A reunião das revelações que Maomé recebeu deram origem ao Corão (Alcorão ou Corão é o livro sagrado do Islã).

Com a morte de Maomé, ocasionou algumas disputas internas referente a religião. Por que é o alcorão não dizia o que se diz poderia ser feito então surgiram a partir de dois grupos que disputavam a respeito de quem ficaria. Com a sucessão. Onde esses grupos se chamavam sunitas e xiitas? Que tinha posições diferentes em relação a quem sucederia o profeta

Hoje em dia a questão do islamismo é s visto de forma até um pouco equivocada em relação aquelas pessoas que não conhecem muito pensam e ligam essa religião ao terrorismo, mas na verdade ela é uma religião que é muito importante para os seus adeptos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com