TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nazismo

Artigo: O Nazismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 8

NAZISMO

Os fatores que levaram à ascensão do nazismo em toda a Europa foram:

- A devastação económica em toda a Europa depois da 1ª guerra mundial.

- A falta de orientação em muitas pessoas depois da queda da monarquia em muitos países europeus.

- A fama de envolvimento judaico em aproveitamentos ilegítimos relacionados com a 1ª guerra mundial.

- A rejeição do comunismo.

Nazismo e seus ideais

O nazismo era um movimento que baseava a sua ideologia no:

RACISMO

- Antissemitismo: os comunistas e os judeus tem que ser exterminados.

- Na crença na superioridade sobre as “raças inferiores”, a raça “ariana” é uma raça superior às outras raças

TOTALISTARISMO:

- O regime de um partido único exigia uma obediência cega ao Führer. Hitler dominava o Estado, o exército e o partido político.

NACIONALISMO:

- Na subordinação do indivíduo aos valores da comunidade: nada está acima da nação

- Defendia uma política externa expansionista. O povo alemão devia reunir-se num único estado

MILITARISMO: A expansão é uma necessidade inerente à vida das nações e seu instrumento é a guerra, que fortalece os indivíduos e regenera o povo. ‘

CORPORITAVISMO: Os sindicatos baseiam-se em corporações, no interior das quais patrões, empregados e representantes do Estado encarregam-se de planejar a produção e evitar os conflitos entre patrões e trabalhadores

ANTICOMUNISMO: A aniquilação física dos comunistas internamente e a destruição da União Soviética eram consideradas fundamentais para o desenvolvimento nazi-fascista.

Propaganda e controlo dos opositores ao Nazismo:

- Para controlar e reprimir os opositores ao nazismo Hitler criou uma polícia secreta do estado, a GESTAPO que perseguia, torturava, aprisionava e até matava opositores, judeus e comunistas.

- Criou as SA com o intuito de proteger os altos dirigentes do Partido Nazista e as SS com o objetivo de ser a tropa de proteção pessoal do líder nazista Adolf Hitler.

- CENSURA a todos os meios de comunicação: jornais, revistas, livros, exposições artísticas, músicas, filmes, rádio, reuniões públicas e comícios. Todas as ideias que, os nazistas acreditassem que de alguma maneira ameaçassem o regime eram censuradas ou excluídas, queimaram-se até livros.

- Para propagar a ideologia nazi Hitler fundou a JUVENTUDE HITLERIANA para incutir aos jovens o sentido de obediência, disciplina, nacionalismo e racismo.

Terror Nazi

O terror nazi abateu-se sobre quase todo o continente europeu, da França à Rússia, onde foi responsável por 20 milhões de mortes.

Os nazis defendiam que a raça “ariana” era superior às outras raças por isso, deviam ser exterminadas. Os principais povos exterminados foram os judaicos e os ciganos mas só os Judeus eram marcados e aniquilados daí surgiu o termo HOLOCAUSTO que significa sacrifício pelas chamas: os judeus depois de mortos em câmaras de gás eram queimados em fornos crematórios.

Isto acontecia nos campos de extermínio. Foram executados ou morreram em câmaras de gás cerca de 6 milhões de judeus e ciganos, entre os quais 1 milhão de crianças. Outras causas de morte em campos de extermínio foram as doenças e a exaustão devido a trabalhos forçados.

Campos de concentração e extermínio

Imediatamente a seguir à sua ascensão ao poder em 30 de janeiro de 1933, os nazis estabeleceram campos de concentração para prender todos os inimigos e opositores do regime como por exemplo comunistas, socialistas, monárquicos e judeus.

Os primeiros três campos de concentração estabilizados foram Dachau (Perto de Munique), Buchenwald (perto de Weimar) e Sachsenhausen (perto de Berlim).

Só a partir do princípio da guerra é que passaram a ser designados de campos de extermínio. O principal campo de extermínio era Auschwitz. Foram aniquilados entre 1933-1945 mais de 6 milhões de judeus pelos nazis de toda a Europa.

O desenvolvimento da II Guerra Mundial

Em 1 de setembro de 1939,o exército alemão invadiu a Polónia. Dois dias depois, a Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha. A segunda guerra mundial começava. A II Guerra Mundial foi caraterizada por 3 fases

Primeira Fase (Setembro de 1939/Junho de 1942) ficou conhecida como “Guerra Relâmpago” devido a uma série de ataques rápidos e simultâneos através de canhões de longo alcance, tanques blindados e pela Força Aérea Alemã. As potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) expandiram-se muito nesta fase – Entre 1939 e 1940, os alemães invadiram diversos países da Europa tais como a Dinamarca, a Holanda, a Bélgica, a Polónia, a Noruega e mais tarde a França. Em 1941 os alemães invadiram a Jugoslávia e a Grécia.

Segunda Fase (1942/1943) – Caracterizou-se pela contraofensiva bem-sucedida dos Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética, França). Foi então que os ataques aéreos americanos á Alemanha começaram. Em 1943, os russos partiram para o contra-ataque através da Batalha de Estalinegrado. A batalha de Estalinegrado aconteceu na União Soviética e terminou com a derrota total dos alemães. Todo o prestígio que as tropas de Hitler haviam adquirido nas guerras da Europa Ocidental acabou-se em Estalinegrado.

Terceira Fase (Março de 1943/Setembro de1945) – Nessa fase as forças do Eixo foram derrotadas, perdendo o Mediterrâneo. No dia 6 de Junho de 1944, o Dia D, os Aliados desembarcaram na Normandia. A Alemanha foi envolvida de todos os lados pelos exércitos aliados. No dia 30 de Abril de 1945, vendo que a situação não estava favorável á Alemanha, Hitler e a sua mulher suicidaram-se. No dia 7 de Maio, o alto comando alemão assinou a rendição incondicional da Alemanha. Assim, a guerra terminou na Europa, mas só foi terminada completamente com a rendição do Japão, após o lançamento de duas bombas atómicas sobre as cidades de Hiroshima Nagasaki.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com