TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Oriente Médio

Por:   •  6/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 5

• O ORIENTE MÉDIO

◦ Localização e população

Estão localizadas na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Que fica entre o mar mediterrâneo e as fronteiras do Paquistão, lá vivem cerca de 270 Milhões de pessoas.

◦ Idioma e religiões

Tendo seis idiomas e as três maiores religiões monoteístas do mundo, o Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo.

◦ Muçulmanos xiitas e sunitas

Os sunitas (cerca de 90% dos muçulmanos) acreditam que o califa (chefe de Estado e sucessor de Maomé) deveria ser eleito pelos próprios muçulmanos. Já para os xiitas, o profeta e sucessor legítimo deveria ser Ali (601-661), genro de Maomé, que por fim, foi assassinado.

Os xiitas são considerados mais tradicionalistas. Eles conservam mais as tradições do livro sagrado e seguem à risca as antigas interpretações do Alcorão e da Sharia (Lei Islâmica).

Os sunitas, por sua vez, são considerados mais ortodoxos. Além de seguirem os preceitos da religião islâmica segundo o Alcorão e a Sharia, também baseiam suas crenças na Suna, livro que relata os feitos de Maomé.

• Breve História de Israel

◦ Tudo começa no século XVII A.C. com Abraão, Isaac e Jacó se estabelecendo na terra que hoje é Israel. Após isso devido à falta de recursos e a fome migrarem para o Egito.

após isso eles são escravizados, até o século XIII, quando Moisés lidera os israelitas para fora do Egito e da escravidão e ficam 40 anos peregrinando no deserto. Até chegarem nas terras de Israel e estabelecem a monarquia judaica.

Salomão constrói o primeiro templo em 960, Após a morte de Salomão, seu filho Roboão assumiu o trono, mas devido ao descontentamento em relação aos impostos, as 10 tribos do Norte separam-se e proclamaram Jeroboão como seu rei. Israel foi dividido entre o Reino de Israel (ao Norte com capital em Siquém) e o Reino de Judá (ao sul com capital em Jerusalém).

Israel é destruído pelos assírios; 10 tribos exiladas (Dez Tribos Perdidas)

586 a.C. Judá é conquistado pela Babilônia

Jerusalém e o Primeiro Templo são destruídos; a maioria dos judeus é exilada.

E assim segue a historia, sendo conquistado e reconquistado por mais de 2.000 anos.

◦ Inglaterra conquista Israel.

Em 1917, a Grã-Bretanha dominou a palestina após a derrota do império turco-Otomano na Primeira Guerra, admitiu em uma proposta muito vaga a formação de uma pátria judaica naquela área,

a declaração não foi bem recebida pelos Árabes que esforçavam-se para criar um estado unificado no Oriente Médio, logo os árabes não estavam nem um pouco dispostos a dar terras para os judeus

◦ Inglaterra proíbe a imigração para a palestina.

Quando a segunda guerra estava prestes a eclodir a Grã-Bretanha restringiu a migração dos judeus para a palestina, Os britânicos fizeram isso para não desagradar as lideranças árabes e estourar uma briga naquele período caótico, já que algumas das lideranças apoiavam a Alemanha nazista, porem com o fim da segunda guerra mundial e o fim do holocausto milhares de judeus desembarcaram clandestinamente na palestina, os britânicos, cujo império colonial estava sendo desafiado em todo mundo foi obrigado a recuar.

◦ ONU ajuda a criar Israel

Propôs a formação de dois estados na palestina: um judeu e outro árabe, cujo território do estado árabe seria formado pelas áreas da faixa de gaza, Cisjordânia e a cidade de Jerusalém.

os judeus aceitaram, mas árabes não, eles alegavam que a palestina era deles e que esse acordo se tratava de uma nova colonização, já que eles representam 2/3 da população e ficaram com 43% do território.

em 14 de maio de 1948 David Ben Gurión liderou a fundação do Estado de Israel. Os países árabes atacaram imediatamente o novo país. O exercito israelense saiu vitorioso e ampliou seu território. Em um período de dois anos estima-se que cerca de metade da população árabe que vivia na palestina foi expulsa e passou a viver nos campos de refugiados da ONU.

• Israel Criada e mais problemas

◦ Guerra fria

novos impulsos foram gerados durante a guerra fria, a URSS defendendo a causa israelense enquanto os USA apoiavam israel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com