TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É SPIRITITE?

Tese: O QUE É SPIRITITE?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

O QUE É ESPIRITISMO?

O Espiritismo é uma doutrina religiosa codificada pelo fran¬cês Hippolyte Léon Denizard Rivail, ficando posteriormente conhecido como Allan Kardec (nome de uma de suas encarnações como dru¬ida).

Allan Kardec proclamou que o Espiritismo possui três as¬pectos principais: ciência, filosofia e religião. Trata-se de uma doutrina que acredita na comunicação dos seres humanos com espíritos de pessoas falecidas. Toda a doutrina espírita foi fundamentada nos ensinamentos dos espíritos através do recurso da mediunidade. “Diremos, pois, que a doutrina espírita ou o Espiritismo tem por prin¬cípio as relações do mundo material com os espíritos ou seres do mundo invisível.” (Kardec).

O Espiritismo é considerado pelos espíritas como um con¬junto de princípios e leis revelados pelos espíritos superiores para a regeneração da humanidade.

Allan Kardec publicou em 1857 a obra que seria conside¬rada a principal fonte dos ensinamentos espíritas, o chamado “O Livro dos Espíritos”. O Livro dos Espíritos foi recebido mediunicamente por duas médiuns parisienses. O Espiritismo da França migrou para o Brasil e encontrou grande receptividade entre os brasileiros.

O Espiritismo conta com vários livros principais, como o já citado “O Livro dos Espíritos”, o “Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Livro dos Médiuns”, “O Céu e o Inferno”, “A Gênese”, “O que é Espiritismo” e os volumes da “Revue Spirite”, ou Revista Espírita (pesquisas da sociedade parisiense de estudos espíritas). Além das chamadas “obras básicas”, existem as obras que foram denominadas de “obras complementares” dentro do movimento espírita brasileiro, algumas delas são as conhecidas obras do médium mineiro Francisco Cândido Xavier que ganhou grande repercussão no Brasil e no mundo ao psicografar mais de 400 obras em quase 70 anos de trabalho mediúnico.

As principais críticas feitas ao Espiritismo é que a forte personalidade e influência de Allan Kardec pode ter modificado as res¬postas dos espíritos às principais perguntas da obra “O Livro dos Espíritos”. Segundo o francês René Guenon, expoente do esoterismo e do estudo da Tradição, o mestre lionês teria utilizado as médiuns inconscientemente como um “espelho mental”, ou seja, as médiuns teriam tão somente reproduzido aquilo que Kardec as transmitia pelo pensamento, captando as respostas não dos espíritos, mas da pró¬pria mente e crenças de Kardec. De qualquer forma, as pesquisas de Allan Kardec confirmam as pesquisas atuais no campo da Experiên¬cia de Quase-Morte e da Terapia de Vidas Passadas.

O Espiritismo tem como princípios básicos:

1) A existência de Deus: “Sendo considerado inteligência suprema, a causa primária de todas as coisas.” (…)”Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom.” Deus nunca esteve inativo e cria os espíritos a todo momento. A prova da existência de Deus seria o axioma de que “não há efeito sem causa” e de que o nada não pode criar coisa alguma.

2) A existência e imortalidade do espírito: O espírito é o “Princípio inteligente do universo”. (…) “A inteligência é um atributo essencial do espírito”. Segundo os espíritos, não é fácil explicar o espírito na linguagem humana. Os espíritos não teriam uma forma determinada aos olhos dos encarnados, mas eles podem ser considerados uma “chama, um clarão ou uma centelha etérea”. Eles viajam “rápido como o pensamento”. Cada espírito é uma “unidade indivisível, mas pode estender seus pensamentos para muitos lugares”. O espírito é imor¬tal, viverá para sempre, não havendo um fim para ele.

3) A Lei de Causa e Efeito: Conhecida dos orientais como lei do karma. Tudo que fizermos aos nossos semelhantes e ao mundo retorna para nós. Colhemos aquilo que plantamos. Toda causa tem seu efeito e todo efeito tem sua causa. Essa é a lei base para a com¬preensão do mecanismo da reencarnação.

4) O Livre arbítrio:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com