TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Quinhentismo

Por:   •  23/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, durante o século XVI. É um movimento paralelo ao Classicismo português e possui ideias relacionadas ao Renascimento, que vivia o seu auge na Europa. A literatura do Quinhentismo tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, na forma da literatura informativa das Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus. Desde o século XIV a Igreja perde espaço no monopólio da cultura. A burguesia começa a frequentar a universidade e toma contato com uma cultura desligada dos conceitos da Idade Média. A decadência do feudalismo e o fortalecimento da burguesia resultam em uma visão mais liberal, antropocêntrica, identificadas com o mercantilismo. Recuperam-se os ideais da Antiguidade greco-romana, com a valorização da arte, da filosofia e da mitologia. A cultura e as artes florescem, desmantelando os quadros da antiga cultura medieval. O êxodo rural provoca um suto de urbanização, que gera as condições para o desenvolvimento de uma nova cultura, sendo essas cidades polos de irradiação do Renascimento. A Igreja sofre os reflexos dessa crise: as forças burguesas rompem com o medievalismo católico no movimento da Reforma Protestante, ao passo que as forças tradicionais reafirmam seus dogmas católicos através das resoluções do Concílio de Trento, nos tribunais da Inquisição, lançando as bases para o movimento da Contrarreforma.

De um lado, a conquista material – representadas em Portugal pelas conquistas marítimas; de outro, as mudanças espirituais – representadas aqui pela Contrarreforma. São essas as premissas para as primeiras manifestações da Nova Terra: as cartas informativas – dando conta das riquezas materiais; e a literatura jesuítica, voltada ao trabalho de catequese. Esse fato é verídico

No Brasil, a ocupação efetiva do território pelos portugueses só começou por volta de 1530. A atividade literária não passava de alguns textos de informação sobre a nova terra – riquezas, paisagens e indígenas. Para garantir o domínio das novas terras, a metrópole portuguesa a organizou em capitanias hereditárias e enviou jesuítas para catequizar os índios.

O conjunto de manifestações dos anos de 1500, retratando a condição colonial do Brasil, sua terra e população, bem como as atividades realizadas na nova terra, são chamados de Quinhentismo. Essa literatura, apesar de produzida em solo brasileiro, reflete o pensamento, a visão de mundo, as ambições e intenções do conquistador português.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com