TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Reino Do Congo

Pesquisas Acadêmicas: O Reino Do Congo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  1.480 Visualizações

Página 1 de 3

O antigo Reino do Congo

A descoberta do Reino do Congo pelos Portugueses, em 1483, marcou os espíritos. Navegadores, comerciantes e missionários tentaram identificar e descrever aquele reino africano. No século XV, o Reino do Congo não era o Congo que conhecemos hoje, pois a sua superfície era bem maior do que a do território actual. No momento da sua descoberta, o reino do Congo cobria o Norte do território actual de Angola, uma parte da República Democrática do Congo e outra do Congo actual. Este território englobava os Reinos do Congo e de Angola. Os primeiros contactos entre os Portugueses e os Africanos efectuaram-se sem violência. As relações entre os Portugueses e as elites locais deram origem a uma aliança económica, diplomática e religiosa entre o Reino do Congo e o Reino de Portugal.

Na sua máxima dimensão, estendia-se desde o oceano Atlântico, a oeste, até ao rio Cuango, a leste, e do rio Oguwé, no actual Gabão, a norte, até ao rio Kwanza, a sul. O reino do Congo foi fundado por Ntinu Wene, no século XIII.

O império era governado por um monarca, o manicongo, consistia de nove províncias e três reinos (Ngoy, Kakongo e Loango), mas a sua área de influência estendia-se também aos estados limítrofes, tais como Ndongo, Matamba, Kassanje e Kissama.

A capital era M'Banza Kongo (literalmente cidade do Kongo), rebaptizada São Salvador do Congo após os primeiros contactos com os portugueses e a conversão do manicongo ao catolicismo no século XVI; renomeada de volta para M'Banza Kongo em 1975.

Durante seu processo de expansão marítimo-comercial, os portugueses abriram contato com as várias culturas que já se mostravam consolidadas pelo litoral e outras partes do interior do continente africano. Em 1483, momento em que o navegador lusitano Diogo Cão alcançou a foz do rio Zaire, foi encontrado um governo monárquico fortemente estruturado conhecido como Congo.

Fundado por volta do século XIV, esse Estado centralizado dominava a parcela centro-ocidental da África. Nessa região se encontrava um amplo número de províncias onde vários grupos da etnia bantu, principalmente os bakongo, ocupavam os territórios. Apesar da feição centralizada, o reino do Congo contava com a presença de administradores locais provenientes de antigas famílias ou escolhidos pela própria autoridade monárquica.

Origem da População

O Reino do Congo tinha sua população composta por grupos de etnia bantu, se destacando os “bakongos”.

Constituição do Reino

Constituído por nove províncias e três reinos (Ngoy, Kakongo e Loango), sua área de influência estendia-se aos estados limítrofes, tais como, Kassanje, Kissama, Ndongo e Matamba. Estes dois últimos estados foram, em diferentes momentos, sede do poder da Rainha Nzinga.

Situação Geográfica, Económica e Social

Geográfica - O Reino do Kongo ou Império do Kongo foi um reino africano localizado no sudoeste da África no território que hoje corresponde ao noroeste de Angola, a Cabinda, à República do Congo, à parte ocidental da República Democrática do Congo e à parte centro-sul do Gabão.

Económicas - A base da economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com