TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento do marxismo no século xx

Artigo: O desenvolvimento do marxismo no século xx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  373 Visualizações

1- A marxista originária de Karl Marx no século XX, tendo origem no âmbito do capitalismo, O filósofo revela críticas ao sistema de produção capitalista-industrial e a alienação dos trabalhadores perante essa estrutura social.

Marx pressupõe as ações entre os indivíduos e suas interações entre si e a sociedade, entre a realidade e a compreensão pela ciência, sujeito histórico e a luta de classes distintas (Opressos X Proletariado).

Os princípios dessa corrente, que visam explicar o processo de desenvolvimento social, resumem-se nas seguintes expressões: materialismo histórico (apresentam o real da sociedade) e materialismo dialético ( ao método de demonstrar a realidade,(sob uma pratica social empírica dos indivíduos em sociedade).

2- Marx afirmava que o desenvolvimento histórico do gênero humano tem sido um processo contraditório e conflituoso, movido pela luta de classes e pela diferença entre o desenvolvimento das forças produtivas e as relações sociais de produção. Uma das maneiras como pode ser entendido o conceito de liberdade em Marx é a de que o gênero humano constrói sua liberdade à medida que os processos sociais sejam fruto de decisões tomadas em grupo e conscientes, diferenciando-se dos processos naturais espontâneos e superando os processos sociais alienados nos quais aquilo que é social, ,ou seja,criado pelos próprios seres humanos, domina estes como se fossem forças naturais incontroláveis tais como um terremoto, um tornado, etc.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com