TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGEM DO PETRÓLEO

Seminário: ORIGEM DO PETRÓLEO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Seminário  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

seja, ele serve de base tanto de base para outros produtos que são os derivados também de base para muitas economias como é o caso dos países do Oriente Médio. Como todo combustível fóssil tende a acabar, com o petróleo não será diferente, pois a alta escala de utilização contribui para isso. Nesse contexto a busca por novas fontes de energia aumenta a cada dia. Nesse trabalho abordaremos assuntos tais como a origem do petróleo, o seu uso e os produtos derivados. A fim de esclarecer dúvidas sobre a exploração, exportação e importação desse combustível.

ORIGEM DO PETRÓLEO

A hipótese tradicional leva em conta que com o incremento de temperatura, as moléculas do quero gênio começariam a ser quebradas, gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, em um processo denominado cata gênese. Para se ter uma acumulação de petróleo seria necessário que, após o processo de geração (cozinha de geração) e expulsão, ocorresse a migração do óleo e/ou gás através das camadas de rochas adjacentes, até encontrar uma rocha selante uma estrutura geológica que detenha seu caminho, sob a qual ocorrerá a acumulação do óleo e/ou gás em uma rocha porosa e permeável chamada rocha reservatório. Embora ainda com pouca divulgação, a hipótese da origem inorgânica do petróleo em recebendo atenção pela comunidade científica ocidental. O petróleo está associado com grandes estruturas que comunicam a crosta e o manto da terra, sobretudo nos limites entre placas tectônicas. Embora muitos geólogos ainda acreditem que o petróleo possa ser formado a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terrestre (detritos orgânicos), esta não é a única teoria sobre a sua formação. Os avanços obtidos em estudos de astronomia, astrofísica, oceanologia, biologia, termodinâmica, entre outros permitem supor uma origem biogênica do petróleo e sua posterior contaminação por bactérias às quais serve de nutriente sendo que essas últimas deixam suas marcas que ainda induzem a um paradoxo para a maioria dos geólogos e outros pesquisadores. O petróleo e gás natural são encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos-reservatórios), mas também em rochas do embasamento cristalino. Os hidrocarbonetos, portanto, ocupam espaços porosos nas rochas, sejam eles entre grãos ou fraturas. São efetuados estudos das potencialidades das estruturas acumuladoras (armadilhas ou trapas), principalmente através de sísmica que é o principal método geofísico para a pesquisa dos hidrocarbonetos.

O PETRÓLEO NO BRASIL

De acordo com Ellian (1996) no Brasil, as primeiras tentativas de encontrar petróleo datam de 1864, Mas apenas em 1897, o fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo perfurou, na região de Bofete (SP), o que foi considerado o primeiro poço petrolífero do país, muito embora apenas dois barris tenham dele sido extraídos. Nesta época o mundo conheceu os primeiros motores à explosão que expandiriam as aplicações do petróleo, antes restritas alouso em indústrias e iluminação de residências ou locais públicos. No final do século XIX, dez países já extraíam petróleo de seus subsolos. Entre as principais tentativas de órgãos públicos organizarem e profissionalizarem atividade de perfuração de poços no país está a criação do Serviço Geológico mineralógico Brasileiro (SGMB), em 1907, do Departamento Nacional da Produção Mineral, órgão do Ministério de Agricultura, em 1933, e as contribuições do governo doestado de São Paulo. Muito embora as iniciativas tenham sido importantes para atrair geólogos e engenheiros estrangeiros e brasileiros para pesquisar nos estados do Alagoas, Amazonas, Bahia e Sergipe, a falta de recursos, equipamentos e pessoal qualificado dificultaram a chegada de resultados positivos. Durante a década de 30, já se instalava no Brasil uma campanha para nacionalização dos bens do subsolo, em função da presença de trustes (reunião de empresas para controlar o mercado) que se apossavam de grandes áreas de petróleo e de minérios, como o ferro. Um das pessoas que desempenhou papel chave nesta campanha foi Monteiro Lobato, que sonhava com um Brasil próspero que pudesse oferecer progresso e desenvolvimento para sua população. Depois de uma viagem aos Estados Unidos, em 1931,Lobato retorna entusiasmado com o modelo de país próspero que conhecera e passa defender as riquezas naturais do Brasil e sua capacidade de produzir petróleo, através de contribuições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com