TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Olinda E Recife

Artigos Científicos: Olinda E Recife. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Recife

A origem do Recife remonta à terceira década do Século XVI, quando era uma estreita faixa de areia protegida por uma linha de arrecifes que formava um ancoradouro. Devido as suas características físicas favoráveis, o local passou a abrigar um porto. E no entorno dele, que servia a Vila de Olinda, formou-se um povoado com cerca de 200 habitantes, em sua maioria, marinheiros, carregadores e pescadores.

Por se tratar de região portuária, a atividade comercial desenvolveu-se rapidamente impulsionando o crescimento do povoado. E em 1537, a constituição da Vila do Recife é registrada. No século XVII, com o desenvolvimento econômico da colônia, o porto prosperou favorecendo a expansão da vila que toma forma de cidade.

A atividade açucareira também cresceu e as margens dos cursos d’água passaram a ser ocupadas por engenhos e casebres, enquanto os rios tornaram-se caminhos navegáveis para transporte dos produtos. A partir do Século XVIII, o desenvolvimento da cidade se apóia no comércio externo e a urbanização portuguesa incide predominantemente sobre o antigo território holandês, de forma espontânea, caracterizada por ruas estreitas, que se abrem em pátios onde se destaca a construção religião.

Olinda

Ó linda situação para se construir uma vila. Dessa frase dita por Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania de Pernambuco, saiu o nome que Olinda tem hoje, e a data de seu aniversário remonta de 12 de março de 1535, sendo em 1537 elevada à categoria de Villa. Com o extrativismo do pau-brasil e o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar, Olinda tornou-se um dos mais importantes centros comerciais da colônia, enriquecendo a tal ponto que disputava com a Corte portuguesa em luxo e ostentação.

Com a chegada das primeiras ordens religiosas – carmelitas, em 1580, jesuítas, em 1583, franciscanos, em 1585, e beneditinos, em 1586, foi feita também a catequização dos índios, de fundamental importância para a conquista definitiva das terras. Em 16 de fevereiro de 1630, a Holanda invadiu Olinda e tomou Pernambuco. Em 24 de novembro de 1631, os holandeses incendeiam Olinda, após retirar os materiais nobres das edificações para construir suas casas no Recife, que começa a prosperar sob a administração holandesa.

Em 27 de janeiro de 1654, os holandeses foram expulsos e iniciou-se a lenta reconstrução da Vila de Olinda. A disputa das terras brasileiras entre os reinos de Portugal e Espanha resultou, em 1494, no Tratado de Tordesilhas, assinado na cidade castelhana de mesmo nome, o qual dividiu o Brasil numa linha imaginaria traçada 370 légua a partir de Cabo Verde, ficando sob o domínio espanhol o território a oeste do meridiano e sob o domínio português o território a leste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com