TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ooo 889009ghtggj

Por:   •  30/4/2015  •  Exam  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

ABRA A SUA MENTE

Este artigo ira apresentar algumas características do filme “ensaio sobre a cegueira”, e qual a relação do mesmo com a filosofia.

Este filme relata sobre duas coisas mais precisamente, sobre a forma da humanidade de ver o mundo em relação as pessoas e suas características superfícies e o modo de como somos capazes de sobreviver mesmo que uma epidemia nos alcance, ou qualquer coisa do gênero aconteça.

Em relação ao primeiro item citado, podemos dizer que a humanidade está tão acostumada a jugar “o livro pela capa” que acabam esquecendo de avaliar o interior das pessoas, o que acaba sendo mais importante é a aparecia e o filme mostra que por conta da cegueira as pessoas passam a não se importar tanto com isso, as pessoas dão espaço para se conhecer e viver próximas sem o julgamento se é bonito ou feio, se é importante ou não. Acreditamos que o porque de uma única pessoa não ter perdido a visão foi exatamente para observar e poder guiar as pessoas para o bem, mostrando que nem tudo é um oceano de escuridão. Deixando claro que todos são capazes de viver em uma sociedade boa por mais difícil que seja, com qualquer dificuldade que apareça se todos estão unidos em prol de viver em harmonia tudo ficara bem no final.

Quando um grupo de homens toma o controle do “alojamento” podemos identificar o segundo item citado, pois vemos o que somos capazes de fazer para ter poder sobre as outras pessoas, e por isso acontece uma série de barbaridades até que a única pessoa que não ficou cega (a esposa do médico) decide se revelar e acaba matando um dos homens que “lideravam” o alojamento.

No fim acaba que o primeiro homem que ficou cego, voltou a enxergar e a esperança foi tomada por todos os cidadães que ali habitava.

Mas ai ficamos nos perguntando: oque isso tem a ver com a filosofia? Bom o filme quer principalmente nos mostrar como nós levamos muito em conta o físico e a aparência, e como isso pode mudar muita coisa em nossas vidas. Por exemplo o senhor de idade, negro e caolho começa a ter uma certa relação com uma mulher jovem e bonita: será que essa relação aconteceria se eles enxergassem? Bom nós duvidamos muito…

Por fim, o filme nos mostra que temos que ter a mente aberta para conhecermos as pessoas pelo caráter delas e não pela aparência e é isso que ele tem em comum com a filosofia, pois ela diz que você tem que ter a mente aberta para poder adquirir novos conhecimentos e assim poder filosofar!.

Ana Beatriz de Souza Santos nº04

Caroline Santana n°10

Cicero Cláudio n°11

Gabriel dos Santos n°17

Gabriel Santana n°19

Isabele Ferreira n°22

Mayara Scaravonatti de Melo n°37

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com