TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oriente proximo

Por:   •  9/12/2015  •  Resenha  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  1.483 Visualizações

Página 1 de 2

Oriente próximo: sociedades , reinos, impérios

O Oriente Próximo foi uma região geográfica onde se localizavam os territórios do Egito, Mesopotâmia, e Persas. Eles foram uma das primeiras civilizações que se tem registro.

Suas principais características econômicas eram a agricultura e a criação de animais, porque essas regiões eram banhadas pelos rios Nilo, Jordao, Tigre e Eufrates que deixavam as terras férteis.

Com o controle dos rios através da construção de diques, barragens, faz com que surjam as primeiras cidades e pequenos Estados em nível regional ou local, e mais tarde os Estados centralizados.

Todas essas sociedades possuíam uma forma de governo, cada uma de uma maneira diferente da outra. Sendo que algumas chegaram ao apogeu da sua civilização.

O Egito foi uma dessas sociedades que mais se desenvolveu. A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras. Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho.

As mulheres também exerceram o poder na sociedade egípcia antiga, como foi o caso de Hashepsut que se tornou um faraó e teve grande importância na construção e o estreitamento das relações comercias com outros povos.

Outro reino importante do Oriente Próximo foi a Mesopotâmia. O primeiro Estado centralizado demorou a acontecer e só veio a existir devido a organização dos amoritas e babilônios.

Já os Persas que construíram um dos principais impérios da Antiguidade Oriental possuía sua sociedade dividida em satrapias as quais eram pequenas unidades politicas governadas por sátrapa, ou seja, um governador da província.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com