TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Administração Científica

Monografias: Origem Da Administração Científica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  2.449 Visualizações

Página 1 de 2

A Origem da Administração científica

administração cientifica também conhecida como taylorismo é um sistema de organização industrial criado pelo engenheiro mecânico Frederik Winslow Taylor, no final do século XIX e inicio do século XX e que se baseia na aplicação de método cientifico na administração com o intuito de garantir o melhor custo beneficio aos sistemas produtivos.

Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dosadministradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.

As principais características e objetivos do Taylorismo foram divisão das tarefas dentro de uma empresa, especialização do trabalhador, treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidões apresentadas, analise dos processos produtivos dentro de uma empresa com o objetivo de otimização do trabalho, adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores, implantação de melhorias nas condições e ambientes de trabalho, uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade, criação de sistemas de incentivo e recompensas salarias para motivar os trabalhadores e aumentara produtividade, uso de supervisão humana especializada para controlar o processo produtivo, disciplina na distribuição de atribuições e responsabilidades, uso apenas de métodos de trabalho que já fora testados e planejados para eliminar o improviso.

A teoria proposta por Taylor e que causou uma verdadeira revolução no sistema produtivo e seguiu sendo aperfeiçoada ao longo dos anos, mas foi à percussora da teoria cientifica da administração.

Fonte Princípios de administração cientifica

Frederick W. Taylor

Publicação atlas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com