TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Coroneis

Dissertações: Os Coroneis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

RALATÓRIO DO RESUMO DO LIVRO CORONÉIS NO MÉDIO SÃO FRANCISCO- FATOS E HISTÓRIAS.

Conta-se a história dos coronéis de fazenda que dominavam a politica nesta região do Médio São Francisco baiano, até o final da década de 20.

Donos de gado e gente, esses tiranos agiam conforme suas próprias leis matando, escravizando e oprimindo o povo.

Este livro quer fazer com que a população que vive nesta região conheça, de maneira crítica a sua própria história, marcada pelas lutas entre os coronéis, as perseguições politicas, as injustiças cometidas contra o povo, às lutas dos mesmo pela sua sobrevivência.

Sua mensagem quer propiciar o conhecimento da história da região como ponto de partida para a transformação social, em que cada indivíduo se sinta chamado a refletir sobre sua importância no contexto das lutas politicas pelo poder, em que o povo ainda é a grande vítima, exatamente como ocorria na época áurea do "coronelismo".

O autor deste livro é teologo da teológia da libertação, professor de teológia moral e ministra cursos para a Pastoral da Juventude do Meio Popular da Diocese de Bom Jesus da Lapa. Como assessor da PJMP, publicou o livro formação da personalidade e desenvolvimento sexual.

Segundo a leitura os coronéis no Médio São Francisco, tudo começou em 1919 e 1920, quando o major Leônidas, o braço armado do Coronel Clemente de Araújo Castro, de Santa Maria da Vitória, invadiu a cidade de Carinhanha, para libertá-la do cerco imposto pelo Coronel João Duque contra o intendente Dr. Josephino Moreira de Castro. Desta primeira vez, em 1919,foi à ruína total: todas as casas da praça da matriz queimadas."

Relata também que na região em apreço, tornaram-se famosos o Coronel João Correira Duque, Vital e João Alkimim, Chico Timótio, os irmãos Alvino e Olivio Pinto, Dr. Josephio Moreira de Castro e outros menos falados, em Carinhanha; os irmãos Clemente e Major Leônidas de Araújo Castro,em Santa Maria da Vitoria, São Félix do coribe; Major Félix e Castro, em Correntina; João Alkimim e Francisco Florês( vulgo Chico Florês),em Santana".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com