TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Mongois

Artigos Científicos: Os Mongois. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

OS MONGOIS

Os mongóis, povo nômade e iletrado, fundou o império mais extenso da Terra, apesar que era desorganizado e preocupado com seus rebanhos e pelo comércio com seus vizinhos ancorados nas cidades, mas também era formado por guerreiros de primeira, hábeis no manejo do cavalo.

Este povo configurou o mais extenso domínio terrestre , pois nos séculos XII e XIV, seus domínios se estendiam desde a Coréia até a Hungria, com exceção da Índia. Todo esse desenvolvimento é obra da família conhecido como Gengis Khan, de nome Temujim um dos maiores gênios militares e conquistadores da História.De seu nascimento não se tem uma data fidedigna (1155, 1162 ou 1167), nas proximidades do lago Baikal. Já era o chefe supremo dos mongóis. Cruzou, em sua série de conquistas, a Grande Muralha, dobrou Pequim e se expandiu até o oeste tomando Bujara. Faleceu em 1227 quando sitiava a cidade chinesa de Ningxia, ainda que se deconheça a causa.

Seu Império foi dividido entre seus três filhos, e foi Ogodi que recebeu o título de Gengis Khan. Dos netos de Temujín coube a Kublai completar a conquista da China. Depois de uma desagragação, o Império ressurge com Tamerlán (1336-1405), ainda que não se sabe ao certo se pertencia à família, e suas façanhas são conquistar Damasco, arrasar Bagdá, derrotar aos mamelucos e levar suas fronteiras até a máxima extensão. Facilitaram o contato entre Oriente e Ocidente, impuseram uma burocracia, estabeleceram um sistema de arrecadação de impostos e criaram um serviço de correios a cavalo. Deles resta um mausoléu em Samarkanda para Tamerlán e a lenda da tumba de Gengis Khan.

OS HUNOS

Os Hunos eram um povo de raça amarela originários do centro asiático.

São considerados os principais responsáveis pela Queda de Roma, pois empurrou para dentro do Império Romano, as tribos germânicas que quebraram a unidade política de RomaOs hunos viviam como nômades que se dedicavam a atividade pastoril. Moravam em barracas e carroças. No entanto, eles não se limitavam apenas a criação de pasto e cavalos, eram exímios guerreiros de raro valor. Os hunos montados em seus cavalos conseguiam manejar facilmente armas como lanças e arcos.

Inicialmente os hunos tentaram dominar o extremo asiático mas, foram freados pela Muralha da China.

Quando chegaram a Europa, os hunos passaram a disputar as regiões habitadas pelos bárbaros germânicos e eslavos. Acuados, os bárbaros do ocidente fugiram para dentro do território romano.

Com a morte do Khan Rugila em 434, a liderança dos Hunos passou a ser disputada pelos seus dois sobrinhos, Bleda e Átila.

Em 445 Bleda morreu deixando para o seu irmão Átila. Átila que ficou conhecido pela historia como o Flagelo de Deus, aspirava ser o Rei dos Reis.

A capital romana do Oriente só não caiu diante da ferocidade dos hunos por que o Imperador Bizantino, Teodósio II, concordou com o pagamento de um grande tributo em ouro para Átila.

Na Europa ocidental os hunos enfrentaram uma coligação romana-germânica sendo derrotados na Batalha de Chanlons. Mesmo derrotados nesta batalha, os Hunos continuaram a incursionar sobre a Europa chegando ao seu destino na Península Itálica.

Roma só não foi destruída porque o Papa Leão propôs a Átila um pagamento em ouro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com