TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palafitas: A Origem

Casos: Palafitas: A Origem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.842 Visualizações

Página 1 de 3

Grande parte dos primeiros registros de construções elevadas do tipo palafitas datam do período neolítico. As palafitas da pré-história foram descobertas no século XIX no lago de Zurique, Suíça, em lagos e regiões de pântano da Itália, Alemanha e França. A habitação sobre palafita geralmente era confeccionada em palha, madeira e ramos trançados, e o piso era revestido com barro, possibilitando desta forma o uso do fogo em seu interior.

Na Itália, os achados pré-históricos permitem evidenciar que o território foi habitado desde o período paleolítico inferior. Encontrados em maior quantidade no posterior período paleolítico mediano, no qual aparecem também indivíduos da raça de Neandertal (uma das raças humanas mais antigas).

Depois desse período, com o aparecimento dos utensílios de cobre e a difusão da cultura neolítica do vaso campaniforme (que tem a forma de campânula ou sino), floresceram as diferentes culturas: a era do bronze, que registrou ao norte o grande desenvolvimento dos estabelecimentos em palafitas; ao longo da península as civilizações de origem pastoris; e no sul a crescente influência do mundo cultural dos egeus.

Os primitivos italianos das palafitas viviam uma cidade alta densidade social; eram avançados na carpintaria e, foram os "pais" da idade do bronze, pela existência, naquela região, do minério de cobre e, por sua apurada técnica na fundição e na utilização deste material. Era uma das mais avançadas culturas existentes naquela época.

Ainda hoje podem ser encontrados restos destas construções pré-históricas em diversas partes da Itália como o Vale de Ledro (onde até existe um museu chamado "Museo delle Palafitte", e que guarda registros desse tipo de ocupação primitiva do território italiano).

Ainda hoje o Vale de Ledro possui construções do tipo palafita, na beira dos lagos.

Outra cidade italiana que podemos citar que mantém um pouco as construções sobre palafitas é Veneza, apesar dos famosos problemas que a envolvem. A cidade histórica de Veneza está construída em ilhas sobre uma lagoa superficial. Muitas das construções são feitas sobre palafitas sobre a lama. O futuro de Veneza está condenado a "afogamento" e poluição.

Na Suíça, as ruínas de uma colônia lacustre de entre cinco a seis mil anos de idade foram descobertas no lago dos Quatro Cantões, em pleno coração da Suíça. As casas, de tipo palafita, ou seja construídas sobre estacas, foram descobertas por pura casualidade por um mergulhador amador em águas próximas à pequena localidade de Kehrsiten.

Trata-se de uma sensação arqueológica já que é a primeira construção humana desse tipo descoberta nessa pitoresca região dos Alpes suíços. A colônia está em bom estado de conservação e apresenta diversos períodos de construção, segundo os especialistas que a visitaram.

Apesar da falta de registros e dificuldade de encontrar informações sobre as palafitas na história, ao procurarmos alguns exemplos pudemos deduzir que esse tipo de construção se fez presente em vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com