TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panoptismo

Seminário: Panoptismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Seminário  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Modelo panóptico prega o poder por meio da vigilância total do homem

Em 1948, o escritor inglês George Orwell previu no livro “1984” que a sociedade do futuro seria toda vigiada por câmeras. Em sua obra, o autor destaca que as pessoas ficariam sob a vigia constante de uma televisão, batizada de o Grande Irmão, ou Big Brother, termo muito difundido no Brasil graças ao reality show de mesmo nome veiculado pela Rede Globo.

Nos anos 70, o filósofo inglês Michel Foucault foi um dos grandes estudiosos dos modelos de poder da sociedade moderna baseados na vigilância total, com grande destaque para o panoptismo, conceito que significa a "visão do todo". Para entender melhor o assunto, o site do Globo Ciência conversou com Leonel Aguiar, mestre e doutor em Comunicação e coordenador do curso de Comunicação Social da PUC-Rio. Nas linhas abaixo, o professor aponta alguns exemplos do dia a dia que seguem o conceito do modelo panóptico.

Poderia explicar o que é o modelo panóptico?

- Como o próprio nome diz, panóptico nos remete à ideia de visão total, sendo que pan significa tudo e óptico visão. Um dos grandes estudiosos do panóptico foi o filósofo francês Michel Foucault, com obras importantes nessa área, incluindo o livro Vigiar e punir: o nascimento da prisão, de 1976. Nele, Foucault estuda as instituições disciplinares da sociedade moderna, que tem como modelo de panoptismo o conceito de prisão criado no século 18 pelo também filósofo inglês Jeremy Bentham. Ele pensou em uma arquitetura de prisão na qual as celas formam um anel em torno de uma grande torre. Nela fica um guarda que não pode ser visto pelos presos, que são vigiados o tempo todo. As celas são vazadas, ou seja, somente com paredes laterais, de modo que os encarcerados não conseguem fugir da vigilância permanente do guarda na torre central. Mesmo que uma ou outra prisão dos EUA siga esse conceito, esse modelo nunca chegou a ser plenamente implantado.

Qual foi a grande contribuição de Foucault para o panoptismo?

- Foucault extrapolou o modelo concreto da arquitetura da prisão para todo um sistema moderno de pensamento, influenciando escolas, fábricas, asilos e outras instituições com um conceito de vigilância permanente, sem zonas de obscurantismo. O panóptico se traduz na obsessão pela visibilidade total.

Poderia citar alguns desses conceitos panópticos?

- No modelo de escola que temos hoje, o professor fica na frente da sala de aula, em um patamar mais elevando, permitindo a ele ter uma visão de cima da classe. Esse é um modelo clássico do panoptismo. Outro exemplo nas escolas é a própria arquitetura dos banheiros coletivos, cujas portas das cabines privativas não vão até o chão e nem são tão altas, fazendo com que os pés fiquem aparecendo.

A própria ideia do jornalismo investigativo, que apura todas as áreas obscuras de um governo, informando a sociedade, por exemplo, é uma ideia iluminista de controle dos mecanismos de poder. O livro Microfísica do Poder traz uma entrevista com Foucault,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com