TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pirâmide De Kukulcan

Monografias: Pirâmide De Kukulcan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

A sociedade Maia surgiu com características Olmeca, civilização existente no mesmo local séculos antes, com alto conhecimento matemático, artístico e astrônomos. Sua política era baseada em hierarquia (reis - sacerdotes - nobreza - guerreiros/artesãos - camponeses) e realizava conflitos com cidades vizinhas para a expansão de seu território. Utilizavam a pesca em rios próximos, caça a animais de pequeno e médio porte e plantio de alimentos como o milho, tomate e frutas.

Acreditavam e vários deuses, e faziam sacrifícios em nome da adoração. Para isso construíram alguns templos para a realização dessas atividades, é o caso da pirâmide de Kukulcán. Sua decadência se deu por volta do século IX d.c. por doenças, superpopulação e colonização espanhola.

Suas construções seguem um padrão, todas feitas de pedras, terra batida revestidas por pedra ou argamassa, com decorações externas em estilo naturalista. Na cidade de Chichen Itza essas características estão sempre presentes, junto a representação da cobra emplumada denominada KuKulcán. Alguns dos principais edifícios dessa cidade são: Templo Del Jaguar, Juego de Pelota, 1000 colunas e o observatório El Caracol.

A civilização Maia é muito confundida com outras civilizações pré colombianas, como os Incas e os Astecas por terem características parecidas:

Tecnicas de construções

Deuses

Conhecimentos amplos em matemática, astrônomos e artísticos.

Mas também se diferem em alguns pontos:

Localização

Épocas distintas de existência

Nome dos deuses

Representações

Pirâmide de Quéops (Egito) Pirâmide de Kukulcán (México) Pirâmide do Sol

(México)

Ano 2.500 a.C Séc XII d.C. Séc II d.C

Altura (metros) 147 30 66

Comprimento (metros) 230 55 225

Material Pedras calcárias e blocos de granito Pedras Adobe de terra e lama revestida de estuque pintado

Sua arquitetura incorpora os elementos da natureza, seja por ornamentos ou incluindo ela na construção, como a utilização da luz e sombra para formar a cobra emplumada descendo a pirâmide. Hoje essa técnica é pouco usual, mas podemos comparar com o projeto de Santiago Calatrava em Valencia na Espanha utiliza a natureza para dar complemento ao edifício, onde o rio que passa no entorno funciona como um espelho d’água refletindo e criando uma simetria.

O cristo redentor é uma construção que, por estar próximo do nosso cotidiano, sabemos a magnitude que ele demonstra, tanto em questões religiosas quanto em sua altura imponente. Comparando-o com a pirâmide há uma diferença de 10 metros, sendo o Cristo o mais alto na comparação

A pirâmide de Kukulcán foi projetada a partir de conhecimentos matemáticos e astrônomos, com base nas formas geométricas e a proporção. Há outra pirâmide em seu interior,construída anteriormente, mas as duas não tem ligações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com