TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualquer Um

Exames: Qualquer Um. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1

Passo 1

Elaborar uma definição de Comportamento Organizacional.

O Comportamento Organizacional se trata de uma área da Administração que estuda sobre o impacto que o indivíduos tem em uma organização/empresa, esse estudo é focado no comportamento humano, que visa as ações e atitudes do individuo no ambiente organizacional. Com a finalidade de obter produtividade, reduzir o absenteísmo e rotatividade, e promover interação.

Passo 2

Utilizando livros disponíveis na biblioteca do Polo de Apoio Presencial: escolher dois autores que abordem a temática e fazer uma comparação entre suas definições de CO. Construir um quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de CO e indicar a fonte de pesquisa.

Uma distinção importante para a teoria da organização é a classificação das organizações em sistemas fechados ou abertos.

Sistema aberto: possibilita uma analise mais realista, destaca as inter-relações das organizações com o ambiente.

De acordo com Danel Katz e Robert L. Kahn, as organizações denominadas sistemas abertos se caracterizam pela importação, transformação, exportação, ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciação e equifinalidade

Karl Ludwig Bertalanffy diz que os sistemas abertos não sobrevivem sem trocas de energia com seu ambiente.

Katz e Kahn, para tentar se opor ao processo entrópico, em que todas as formas organizadas tendem à exaustão, à desorganização, à desintegração e, no fim, à morte, sistemas devem adquirir entropia negativa ou negentropia. O sistema aberto, por importar mais energia do ambiente do que necessita, pode, por meio desse mecanismo, adquirir entropia negativa. Dessa forma, seja para sinalização de uma boa imagem corporativa ao mercado ou pela própria sobrevivência, as organizações precisam expandir seu pensamento estratégico.

Sistema fechado: parte do principio que os processos internos da organização são os principais responsáveis pelo comportamento organizacional; uma estratégia útil pois limita o estudo as variáveis internas da organização.

De acordo com Idalberto Chiavenato sistema fechado são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influencia do ambiente e, por outro lado, também não influenciam o ambiente. A rigor, não existem sistemas fechados, na acepção do termo. Os autores tem dado o nome de sistemas fechados àqueles sistemas cujo comportamento é totalmente determinístico e programado e que operam com muito pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. Também o termo é utilizado para os sistemas totalmente estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de uma maneira peculiar e rígida produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos como as máquinas".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com