TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quirinopolis

Tese: Quirinopolis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Quirinópolis

Quirinópolis é um município brasileiro localizado no interior do estado de Goiás. Pertencente ao sul goiano e à microrregião homônima localiza-se ao sudoeste de Goiânia, capital do estado, distando desta cerda de 285 km. Ocupa uma área de 3.780 km². Sua população em 2013, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 46.187 habitantes.

Sua área representa 1.1115 % da área do estado, 0.2362 % da área da região Centro-Oeste e 0.0445 % da área do Brasil. Do total de sua área, 7,8955 km² é urbanizada . 84,42 % de sua população vivem em área urbana, sendo que 15,58 % vivem na zona rural.

Etimologia

Quirinópolis recebeu este nome em homenagem a José Quirino, um dos desbravadores da região do sudoeste goiano. José Quirino chegou à localidade no início do Século XIX, quando esta região era completamente desabitada. A alteração no nome da cidade foi aprovada pelo Decreto Lei Estadual nº 17, de 24 de fevereiro de 1931.

História

A história de Quirinópolis começou com a vinda da família de desbravadores de João Crisóstomo de Oliveira que partiu de Ouro Preto em 1832 e fixou-se entre o Córrego Água Limpa e o Rio São Francisco, tomando posse de vasta extensão de terras, onde fixou residência, construindo grande fazenda.

Em 1843 José Vicente de Lima e José Ferreira de Jesus e sua mulher Maria Jacinta Oliveira doaram uma faixa de terra á Igreja Católica, originando o povoado de Abadia do Paranaíba, recebendo posteriormente o nome de Nossa Senhora D’Abadia.

Subdivisões

Com o crescimento populacional e urbano da cidade, muitos bairros foram surgindo ao longo dos anos. Depois do Centro, os bairros mais antigos na cidade são o Municipal, Promissão e Vila Parreira. O maior bairro da cidade é o Hélio Leão, que também é o mais populoso. Esmeralda é o menor bairro em extensão territorial e Rio das Pedras é o menos populoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com