TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAL JORNAL CORREA DA SILVA E CONSTRUÇÃO DA LINHA TAKARA-KINANAMA

Tese: REAL JORNAL CORREA DA SILVA E CONSTRUÇÃO DA LINHA TAKARA-KINANAMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Tese  •  5.726 Palavras (23 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 23

escravidão e forma justamente os ingleses os grandes fornecedores de capital para construção de ferrovias no Brasil.

Após longo atraso a linha foi inaugurada em 14 de abril de 1874, e durante o ano de 1875 o trem transportou 31.536 passageiros. Em seguida foram construídos os trechos até Novo Hamburgo inaugurado em 01 de janeiro de 1976 e até Taquara em 15 de agosto de 1903, chegando posteriormente a Gramado em 9 de abril de 1921 e a Canela 1º de agosto de 1924.

3.2 O CORONEL JOÃO CORREA DA SILVA E A CONSTRUÇÃO DA LINHA TAQUARA-CANELA

Gaúcho, nascido em Santa Maria da Boca do Monte, casou-se em 1881 com Luiza Burmester Correa, empregado na empresa Cia Inglesa onde trabalhava nas oficinas da estrada de ferro em Novo Hamburgo, deixou o emprego e com seu espírito empreendedor construiu diversas estradas e pontes pelo estado. Em 1901, iniciou a construção da linha férrea que ligava Novo Hamburgo a Taquara, inaugurando-a em 1903. Em 1910, ainda no ramo de construção de ferrovias venceu a concorrência publica do Ministério da Viação para a construção dos ramais Dilermando de Aguiar - São Pedro do Sul-São Borja e São Luiz Gonzaga, estas obras foram dirigidas por seu irmão Agnelo.

Em 10 de março de 1912, a firma João Correa e Filhos, assinou contrato com a prefeitura de Taquara e começaram os estudos para construir a linha Taquara – Canela, seu maior projeto e desejo já que possuía grande quantidade de terras na região e estava encantado com a beleza da localidade, inaugurando em 1914 o primeiro trecho até Sander, entre 1914 e 1918 os reflexos da Primeira Guerra Mundial fizeram com que as obras fossem interrompidas o que causou atrasos na construção do trecho até Várzea grande, inaugurado em 1919.

Era chegado o momento de levar o trem até Gramado e diversos engenheiros conceituados formam trazidos para opinar sobre como vencer a íngreme serra para chegar até lá e todos avaliaram com unanimidade que daquele ponto a estrada de ferro não passaria a menos que fossem executadas grandes obras de engenharia o que resultaria no aumento nos custos da produção, custos com os quais João Correa não poderia arcar, a vasta montanha alta e composta de rochas foi um grande obstáculo e após muito esforço e grande custo financeiro e graças ao grande espírito inventivo de seu filho João Manuel Correa a serra foi finalmente superada, para isso foi construído foi utilizado um “rabicho”.

Em 9 de abril de 1921 o trem chegou a estação de Gramado, porém a situação financeira e o patrimônio de João Correa estavam comprometidos e ainda faltavam 8 km para chegar até Canela. Os trabalhos de preparo do terreno e as obras da estação já estavam concluídas faltando apenas a colocação dos trilhos, foi quando o estado solicitou que fossem encapados os ramais já existentes, já sem reservas financeiras o Coronel passou meses negociando com estado, em cartas enviadas por João Corrêa ao presidente do estado Borges de Medeiros entre os anos de 1913 e 1919 Correa queixa-se dos altos custos e da dificuldade em construir a ferrovia, após muitas conversas o Coronel recebeu uma determinada quantia em dinheiro do governo estadual referente ao que havia sido contruído até então , este montante foi usado para fazer o encapamento que havia sido solicitado, no entanto ainda faltava o valor para terminar a colocação dos trilhos até Canela, e isto só foi possível buscando junto a particulares do povoado apoio financeiro. O ramal foi terminado e inaugurado em 1º de agosto de 1924, a locomotiva emblema de força e progresso chegou pela primeira vez a estação.

Para termos uma ideia de como João Correa possuía consciência e visão do progresso que a ferrovia levava as regiões por onde passava, ele apresentou por três vezes ao Ministério da Guerra um projeto para que a ferrovia Taquara- Canela continuasse até Rio Negro no Paraná, o que encurtaria em 600 km a distância entre o Rio de Janeiro (antiga capital do país) ao extremo sul do Brasil, nos limites com a Argentina e o Uruguai, o que facilitaria o transporte de tropas caso necessário, porém suas propostas foram recusadas.

Depois de ver realizado seu desejo João Correa mudou-se para São Leopoldo onde ocupou o cargo de intendente até seu falecimento em 17 de março de 1928.

3.2.1 A FERROVIA CHEGA AO SEU DESTINO

Após treze anos a estrada de ferro chegava ao seu destino final, Canela, localizada a 830 m acima do nível do mar. A ferrovia percorria entre os majestosos pinheiros, caneleiras e matas virgens, em determinados pontos a locomotiva beirava os barrancos da encosta da serra, fazendo com que os passageiros sentissem calafrios de olhar para baixo e ver os peraus, com medo de que o trem pudesse virar e cair.

O trem saía de Porto Alegre às 6 horas e 30 minutos e seguia até São Leopoldo, depois em marcha regular até Novo Hamburgo. Lá a máquina tinha que forçar numa rampa até Hamburgo Velho. Neste trecho às vezes o trem fraquejava e a máquina tinha que produzir vapor para vencer a subida e seguia em marcha regular até Taquara, lá os passageiros desciam para um bom almoço feito na estação, refeito a marcha seguia com paradas em Igrejinha, Mundo Novo, Sander e Parobé. Quando começava a subir a serra a máquina fazia um extremo esforço para vencer a subida em marcha moderada até chegar a Várzea Grande, Gramado e Canela.

Horário dos trens de Taquara para canela:

- Taquara, partida ás 13 horas e 20 minutos;

- Igrejinha, chegada ás 13 horas e 41 minutos e partida ás 14 horas e 9 minutos;

- Sander, chegada ás 14 horas e 16 minutos e partida às 14 horas e 20 minutos;

- Parobé, chegada ás 14 horas e 54 minutos e partidas ás 14 horas e 58 minutos;

- Várzea Grande, chegada ás 15 horas e 54 minutos e partida ás 16 horas e 56 minutos;

- Gramado, chegada ás 16 horas e 52 minutos e partida, as 16 horas e 56 minutos;

- Canela, chegada ás 17 horas e 30 minutos.

Horário dos trens de Canela para Taquara:

- Canela, partida às 7 horas e 30 minutos.

- Gramado, chegada ás 8 horas e 4 minutos e partida às 8 horas e 8 minutos.

- Várzea Grande,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com