TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVOLUÇÃO DE 30

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A Revolução de 1930 foi a tentativa com êxito de um golpe de estado, o movimento liderado por grupos políticos dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba junto a oficiais do Exército Brasileiro denominados de Tenentes para derrubar Washington Luís da Presidência da República, impediram a posse do presidente paulista eleito nas eleições nacionais de 1 de março de 1930 e colocaram um chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas.


CONTEXTO HISTÓRICO

Em 1929 o mundo capitalista passa por uma grande crise econômica com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, o “crash”.

Ao mesmo tempo o Brasil necessitava modernizar sua economia, precisa implantar um parque industrial autônomo e sustentador de sua própria economia.

Porém os governos oligárquicos eram contra essa modernização e preferiam continuar com a agro exportação. Mas com as graves oscilações nos primeiros anos do século XX, a economia não ia bem, pois para exportar necessitava de grandes potências industriais para consumir os produtos agrícolas do Brasil.

Essa insistência do governo só prejudicava as classes sociais menos favorecidas e perdia seu crédito com a população brasileira.

Toda essa instabilidade abalou a mais tradicional das alianças, “A República do Café com Leite”. Fazendo com que as duas potências de dividissem e lançassem candidatos diferentes para concorrer as eleições presidenciais de 1930.

O atual presidente Washington Luís, lançou a candidatura do paulista Júlio Prestes do Partido Republicano Paulista (PRP), iniciando a “Política do Café Puro” contrariando a antiga aliança.

O Partido Republicano Mineiro (PRM) forma a Aliança Liberal com os estados do Rio Grande do Sul, Paraíba, Partido Democrático de São Paulo e outras oposições de estados, dessa forma, passando para a oposição. Lançam o gaúcho Getúlio Vargas como candidato a presidente e o político paraibano João Pessoa como vice. Porém a parte conservadora do partido é contra essa divisão e apóiam Julio Prestes para a presidência.

Apesar da grande repercussão de seus ideais nos grandes centros, dentre eles apoio maior a todos os produtos nacionais, e não só ao café, voto secreto, leis trabalhistas, participação do Poder Judiciário no processo eleitoral e anistia política, a Aliança Liberal foi derrotada pelo candidato paulista Júlio Prestes do PRP.

A oposição alegou que a eleição foi fraudosa e que ela não era valida.


A REVOLUÇÃO DE 1930

Após a derrota nas eleições, os mais antigos integrantes da Aliança Liberal pretendiam-se se aliar aos vitoriosos, como era de costume na República Velha.

Porem os mais novos e revolucionários integrantes acharam melhor optar por uma luta armada, assim aproximando-se dos tenentes.

Alguns antigos integrantes como o próprio Getúlio Vargas permaneceram contra a radicalização, mas com o assassinato de deputados federais eleitos por Minas e Paraíba, e a execução de João Pessoa no Recife (apesar de não ter relação, foi explorado por conspiradores), ficou inevitável a revolução.

No Rio Grande do Sul em 3 de outubro estourou a revolta, no dia seguinte eclodiu no Nordeste e rapidamente se espalhou pelo país inteiro. Comandados por tenentes com experiência revolucionária, vários aderiram o movimento, tropas de milícias, forças lideradas por coronéis entre outros. Algumas tropas do exército também aderiram, outras se mantiveram neutras, e pouquíssimas resistiram a revolução. Vários governantes fugiram da revolução, tendo 8 governos estaduais nordestinos depostos pelos tenentes.

 Quando a expectativa era de um grande combate entre Rio Grande do Sul e São Paulo, o ainda atual presidente Washington Luís é deposto por militares das Forças Armadas e uma junta é imposta no poder.

O Presidente não acreditava na revolução, apostava na divisão dos mineiros, por tanto não se preveniu para a guerra.

A imprensa que apoiava o governo deposto foi dominada, membros importantes da República Velha dentre eles Washington Luís e Júlio Prestes foram exilados.


GETÚLIO VARGAS NO PODER

No dia 3 de novembro de 1930, a “Junta Pacificadora” que estava no poder, nomea Getúlio Vargas como chefe do Governo Provisório, com amplos poderes. Revogando a constituição de 1891.

Getúlio começou a governar por decretos e instalou uma Ditadura.

Com isso, deu-se por encerrada a República Velha, todas as oligarquias exceto a mineira e a gaúcha caíram.

Com isso, começaram a acontecer mudanças nos campos econômicos e sociais. Foram nomeados interventores para governar os estados, com exceção de Minas Gerais, sua maioria era composta por tenentes participantes da Revolução de 1930. O Congresso Nacional e Assembléias Legislativas estaduais e municipais foram fechadas.

As atenções eram voltadas para o campo agrícola, mas o campo industrial não foi totalmente abandonado. Sindicatos foram unidos ao Ministério do Trabalho.

O grande erro do governo foi nomear tenentes despreparados para administrar os estados, dando mais motivos para a Revolução de 1932.

A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

A Revolução Constitucionalista de 1932 ou Revolução de 1932 lutou pela queda da Era Vargas e por uma nova constituição brasileira.

Essa foi a resposta do Estado de São Paulo a Revolução de 1930, ocorreu entre julho e outubro.

Os paulistas contavam com o apoio de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e o sul do Mato Grosso, para por fim a ditadura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (215.4 Kb)   docx (111.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com