TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rebelião Praieira

Seminário: Rebelião Praieira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Seminário  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Rebelião Praieira

O progresso fez com que fosse necessário a mão de obra de uma camada de homens livres e pobres, sem alterar as relações de dominação, ou seja a escravidão continuaria.

Para isso o sistema político marginalizou a maior parte da população, os membros da sociedade foram classificados segundo suas posses, a participação da sociedade dividiu-se em dois grupos; os governistas e os oposicionistas.

Neste jogo do poder, os maiores latifundiários ficaram no partido dos governistas, estes tinham atuação na política local e na corte, Os médios e pequenos senhores de engenho, comerciantes, lavradores e bacharéis, a camada que estava em ascensão com a economia açucareira, passaram a ser da oposição.

Neste jogo do poder o Estado Imperial, continuava com o seu projeto de centralização política e econômica, e tutela a elite.

Assim quando um dos partidos ficava desgastado, era cedido lugar a outro.

O poder acabou se dividindo entre as elites.

Os Conservadores apoiavam:

Um executivo forte, a liberação das taxas alfandegárias para facilitar as importações, os empréstimos externos financiadores de uma política agressiva de obras públicas, isto gerava o aumento da dívida externa, a desvalorização da moeda e o aumento da inflação.

Estes problemas faziam o desgaste dos conservadores, abriam o sinal para que os liberais os substituíssem.

Os Liberais apoiavam uma política protecionista, taxava as importações, exportações, os produtos agrícolas comercializados no mercado interno, substituíam as obras públicas pela proteção a Industrias Nacionais, uma política monetária de combate a inflação.

Neste momento os ventos do progresso sopravam em Pernambuco, a produção açucareira crescia e as exportações também. Pernambuco

Na gestão do Barão da Boa Vista, foi construído várias obras públicas; prédios, estradas, melhoria nos portos, e na cidade do Recife, a Fundação do Liceu; formaria mão de obra. Contratou vários engenheiros europeus,300 operários alemães e mais os Franceses, ( Valthier).

Todas estas ações oneraram os magros cofres públicos, que nesta ocasião já sofria com a desvalorização do preço do açúcar.

Estes políticos que se rebelaram tinham suas bases, comerciantes, senhores de engenho, lavradores, bacharéis, aqueles que tinham enriquecido com o açúcar, mas não eram da corte.

Foi um longo período de denúncias e acusações;

As fortunas, o exclusivismo partidário, os escravos contrabandeados, que só eles tinham o privilégio, que eram acobertados pelos chefes de polícia, ou seja eles mesmos, os Cavalcantis e os Rego Barros.

No exercício da administração praieira nada foi inovado, apenas aproveitaram do poder em benefício próprio.

Anularam a lei provincial que garantia vitaliciedade;

Demitiram todos os funcionários; engenheiros, professores da administração anterior, e contrataram mais de 200,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com