TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reino Gana

Artigos Científicos: Reino Gana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  5.413 Palavras (22 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 22

1. Sobre Gana]

Começa por explicar o surgimento de Gana, que antes de sua independência chamava-se Costa do Ouro. Narra o surgimento político de Gana e também o cultural que segundo ele é negligenciado pelos historiadores. Faz uma explanação sobre os impérios que deu origem a Gana. Fala da influência árabe no cinturão da savana. Eles registraram a multiplicação dos povos neste local e a formação dos reinos sudânicos. Ele faz um apanhado dos reinos que compuseram o Gana antigo e seu apogeu com o comércio de ouro e sal. Descreve a queda o império de Gana e diz que um dos motivos desta queda foi a organização do reino. Não havia unidade política, cultural e étnica. Era constituído por muitos povos e seus reis fracassaram na tentativa de juntá-los em um só formando uma verdadeira Nação Estado.

2.origem

As origens de Gana têm sido muitas vezes marcadas por contradições entre interpretações etno-históricas, bem como notas arqueológicas. As primeiras discussões sobre as suas origens são encontradas nas crônicas sudanesas de Mahumd Kati e Abd al-Rahman al-Sadi. De acordo com Tarikh Kati de al-Fattash em uma seção provavelmente composta pelo autor em torno de 1580, mas citando a autoridade do juiz-chefe de Massina, Ida al-Massini, que viveu um pouco mais cedo, vinte reis governaram Gana antes da vinda do Profeta, e o império durou até ao século seguinte. Ao tratar a origem dos governantes, o Tarikh al-Fattash, oferece três diferentes opiniões, que eram Wa'kuri (soninquês), outro que foram Wangara (Mande), e um terceiro que havia em Sanhaja, uma tribo do deserto do Amazingh (berberes), uma interpretação que al-Kati favorecido em vista do fato de que suas genealogias ligava a este grupo. Enquanto as versões de genealogias séculoséculo XVI poderia ter ligado para o Gana, por exemplo, conforme relatado pelo escritor do século XI al-Idrisi e ao décimo terceiro escritor do século ibn Said, observou que os governantes de Gana naqueles dias traçaram sua descendência a partir do clã do Profeta Maomé ou através de seu protetor Abi Talib, ou por meio de seu genro Ali4 . Ele diz que 22 reis governaram antes da Hégira e 22 depois. Embora estas primeiras opiniões levam a muitas interpretações exóticas da origem de Wagadu, essas opiniões são geralmente ignoradas pelos estudiosos. Levtzion e Spaulding por exemplo, argumentam que o depoimento de al-Idrisi deveria ser olhado de forma muito crítica devido à erros de cálculo em geografia e cronologia histórica5 . Além disso, o arqueólogo e historiador Raymond Mauny argumenta que a al-Kati e ver al-Sadi,[necessário esclarecer] de uma origem estrangeira não pode ser considerada como confiável. Ele argumenta que as interpretações foram baseadas na presença mais tarde (depois da morte de Gana) de intrusos nômades na suposição de que eles eram a casta histórica, e que os escritores não abordaram relatos contemporâneos tais como os de al-Yakqubi (872) al-Masudi (c. 944), Ibn Hawqal (c. 977), al-Biruni (c. 1036), bem como al-Bakritodos descrevendo a população e os governantes de Gana como soninquês.1

3. comtinente

Comtimente : africa

Região : africa ocidental

Pais : gana

capital : acra

Gana foi um dos maiores érios formados no continente africano que se desenvolvel para fora das regiões litorâneas ou da África muçulmana. Sua área correspondia às atuais regiões de Mali e da Mauritânia, fazendo divisa com o imenso deserto do Saara. Desde já, percebemos a instigante história de um reino que prosperou mesmo não possuindo saídas para o mar e estando próximo a uma região considerada economicamente inviável.

As dificuldades geográficas explícitas da região começaram a ser superadas quando as populações da África Subsaariana (ou África negra) passaram a ter contato com a porção norte do continente. Graças à domesticação do camelo, foi possível que comunidades pastoris próximas do Deserto do Saara começassem a empreender novas atividades econômicas.

5. língua : as línguas oficiais do Gana eram os idiomas: Inglês.

As línguas oficiais e utilizadas nos países são por norma histórica trocada apenas de várias em várias décadas. iomas: inglês (oficial), línguas regionais.

6 . reliao : relegioes tradicionais aricanas , islão . Religião: cristianismo 55,4% (sem filiação 12,5%, protestantes 16,6%, independentes 14,5%, outros 11,7%), crenças tradicionais 24,4%, islamismo 19,7%, sem religião 0,3%, outras 0,2% (2000).

7. Governo e politica

Forma de governo: República presidencialista.

Divisão administrativa: 10 regiões subdivididas em 110 distritos.

Principais partidos: Congresso Nacional Democrático (NDC), Novo Patriótico (NPP).

Legislativo: unicameral - Parlamento, com 200 membros eleitos por voto direto para mandato de 4 anos.

Constituição em vigor: 1992.

.

8. historia :

A história do Gana anteriormente à chegada dos europeus deriva essencialmente da tradição oral, que refere as migrações dos antigos reinos do Sahel, hoje regiões da Mauritânia e do Mali.

As mais antigas notícias escritas referentes às culturas ao sul do deserto do Sahara provém de fontes islâmicas, de autores quase todos radicados na península Ibérica, cujos textos circularam pela Europa ainda na Idade Média. Entre eles destaca-se Abu Ubayd al-Bakri, filólogo, poeta, geógrafo, historiador e erudito religioso, que viveu em Córdoba, Almeria e Sevilha, onde veio a falecer em 1094. Embora nunca se tenha deslocado ao sul do Sahara, conversou com viajantes e comerciantes, consultou inúmeras obras de geógrafos muçulmanos elaborando a obra "Descrição da África" (1087), principal fonte para a história da região até ao último quartel do século XV.

9. área :

Total 238.533 km² (79.º)

- Água (%) 3,5

Fronteira

Burkina Fasso (N), Togo (E), e Costa do Marfim (W)

10. moeda : Cedi (GHS .

O que está claro, é que o poder imperial era devido principalmente à riqueza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com