TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reisado

Artigo: Reisado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  236 Visualizações

REISADO

Palavra erudita para os que cantam e dançam na 'véspera e Dia de Reis' (5 e 6 de janeiro). Em Portugal, chama-se "reisada" ou "reiseiros". Tanto pode ser o cortejo dos pedintes cantando versos religiosos ou humorísticos, como os autos sacros, com motivos sagrados da história de Cristo. No Brasil, a denominação sem especificação maior, refere-se sempre aos ranchos, ternos, grupos que festejam o Natal e Reis. O Reisado, pode ser apenas uma cantoria, como também possuir enredo ou série de pequenos atos encadeados ou não. Há lutas entre reis e fidalgos, duelos a espada sempre batendo uma na outra e sendo respondido simultaneamente por todo o grupo. Suas vestimentas são brilhosas, com: espelhos, fitas, areia brilhante, coroas, etc...

Resumo de texto de Luíz da Câmara Cascudo.

Os reisados aparecem durante o ciclo de Natal, a partir da Bahia, pelos estados do Nordeste até o Piauí. Seguem a mesma tradição secular ibérica, indo de casa em casa, fazendo em cantoria a pedição de abertura de porta e louvação aos donos das casas. Cantam o nascimento do Menino Jesus, numa fusão de temas sacros e profanos.

Em São Paulo se estruturaram, a partir de migrantes, dois reisados: o Reisado Sergipano, do Guarujá, e o Reisado Alagoano, de Carapicuíba, com sua sucessão de cenas e personagens características, que se apresentam ao som de músicas com instrumentação variada.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com