TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residentes de Guaianases

Resenha: Residentes de Guaianases. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Resenha  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Os moradores de Guaianases, na zona leste, ganharam na manhã desta quinta-feira (4) o segundo ecoponto na região. Localizado na rua Passagem Funda, o Guaiaponto soma-se à unidade Jardim São Paulo, inaugurada em 2010, e tem como objetivo incentivar o descarte correto de resíduos e evitar o depósito em locais irregulares, os pontos viciados.

"É um investimento pequeno, mas que organiza a destinação de resíduo sólido na cidade. A gente sabe que tem muito ponto viciado na cidade. Às vezes, a população contrata um serviço, paga pelo recolhimento do entulho, mas ele não é credenciado e o lixo acaba sendo descartado em um ponto viciado. O ecoponto corrige esse tipo de distorção. A pessoa traz aqui e segue para a destinação final, sem enfeiar ou sujar a cidade",

Com a inauguração, a cidade conta agora com 77 ecopontos em operação. Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos. O munícipe pode depositar gratuitamente até 1 m³ de resíduos por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros ou 25% de uma caçamba de entulho.

"É importante que a população não faça descartes de forma inadequada pela cidade e levem os resíduos para os ecopontos, pois assim eles terão uma destinação adequada.", disse Silvano Silvério, presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Serviços.

No equipamento, o cidadão poderá descartar resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmicas e sem amianto, além de entulhos em geral. Também é possível depositar grandes objetos como móveis, poda de árvores e resíduos recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.

Não são permitidos resíduos orgânicos, materiais industriais como graxa e tinta, por exemplo, além de telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos. Os ecopontos, além de aumentarem os espaços regulares para o descarte, também facilitam a reciclagem desses materiais.

"Quando o resíduo for reciclável, ele será encaminhado para uma cooperativa para fortalecer o trabalho dos catadores, gerando assim renda e trabalho. Essa é uma atividade que além de beneficiar o meio ambiente, dá qualidade de vida à população e ajuda as pessoas que precisam", disse o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro.

O secretário destacou ainda que o local pode também servir à comunidade como um local de convivência, já que junto ao ecoponto foi também construída uma pequena praça pública, que deve receber ainda mobiliário para a prática de exercícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com