TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolta Da Vacina

Casos: Revolta Da Vacina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMAO da Revolta da Vacina

A falta de saneamento básico no Rio de Janeiro provocou constantes epidemias (Varíola, Febre Amarela, Peste Bubônica). Rodrigo Alves colocou em prática um projeto de saneamento básico e reurbanização no centro da cidade com o objetivo de Melhorar as condições sanitárias da Cidade. Campanha de Vacinação: Colocado em prática em 1904, era aplicada de forma autoritária e violenta, os agentes sanitários invadiam as casas e vacinavam as pessoas a força sem se quer nenhum esclarecimento, isso provocou a revolta nas pessoas.

Principais Causas

- A principal causa foi a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. A grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos. Logo, não queriam tomar a vacina.

- O clima de descontentamento popular com outras medidas tomadas pelo governo federal, que afetaram principalmente as pessoas mais pobres. Entre estas medidas, podemos destacar a reforma urbana da cidade do Rio de Janeiro (então capital do Brasil), que desalojou milhares de pessoas para que cortiços e habitações populares fossem colocados abaixo para a construção de avenidas, jardins e edifícios mais modernos.

O que aconteceu durante a revolta

- Muitas pessoas se negavam a receber a visita dos agentes públicos que deviam aplicar a vacina, reagindo, muitas vezes, com violência.

- Prédios públicos e lojas foram atacados e depredados;

- Trilhos foram retirados e bondes (principal sistema de transporte da época) foram virados.

Reação do governo e consequências

- O governo federal suspendeu temporariamente a vacinação obrigatória.

- O governo federal decretou estado de sítio na cidade (suspensão temporária de direitos e garantias constitucionais).

- Com força policial, a revolta foi controlada com várias pessoas presas e deportadas para o estado do Acre. Houve também cerca de 30 mortes e 100 feridos durante os conflitos entre populares e forças do governo.

- Controlada a situação, a campanha de vacinação obrigatória teve prosseguimento. Em pouco tempo, a epidemia de varíola foi erradicada da cidade do Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com