TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução De 1938

Dissertações: Revolução De 1938. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Getúlio Vargas, desde a fundação da Ação Integralista Brasileira (AIB), teve seu apoio, tendo em vista que seu principal líder, Plínio Salgado, almejava o cargo de ministro da Educação (influenciar à juventude, segundo suspeita do próprio presidente em exercício). Mesmo assim, após a criação do Estado Novo, e tendo prometido na presença do Ministro da Guerra Eurico Gaspar Dutra ao chefe integralista Plínio Salgado, grande espaço de atuação para a ideologia integralista, Vargas decretou o fechamento de todos os partidos políticos nacionais, incluindo a AIB. A insatisfação da AIB materializou-se em dois levantes integralistas com intervalo de 60 dias1 .

O primeiro golpe aconteceu em 11 de março de 1938 e envolveu a tentativa de tomada dos 3º BI (à época situado em Botafogo) e 5º BI (Centro do Rio de Janeiro) - este último com a participação do Oficial de Dia daquele BPM2 além da tentativa de sublevação do CFN. A atuação do Comandante - General da PMDF, Coronel - General Pinto Guedes, reagindo ao golpe foi decisiva: Graças à ação da PMDF, em trabalho conjunto com os serviços de Inteligência (SNI), do Exército (SNI - Terra) e Marinha (SNI - Mar), em poucas horas a rebelião fôra debelada e os principais cabeças estavam presos3 .

O segundo golpe aconteceu sessenta dias depois: Uma tentativa de tomar a Chefia de Polícia Civil e assassinar Filinto Muller, além da tentativa frustrada de resgate dos líderes Integralistas: Coronel Euclides Figueiredo e Otávio Mangabeira, no Regimento de Cavalaria da PMDF.3 A principal atuação porém, foi o ataque por um grupo de 80 integralistas, entre a zero hora e as duas horas do dia 11 de maio de 1938, ao Palácio Guanabara, residência oficial do Governo Federal, em uma tentativa de depor Vargas e reabrir a AIB. Os integralistas, liderados por Severo Fournier, quase conseguiram entrar no palácio Guanabara e matar Getúlio, mas o Exército e a Polícia Especial chegaram no último momento e controlaram a situação.

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »