TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Francessa

Casos: Revolução Francessa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

Revolução Francesa

Grupos políticos

À direita, os girondinos: representavam a alta burguesia (banqueiros, grandes empresários e comerciantes) e inicialmente controlavam o governo. Defendiam posições moderadas, temendo que as camadas populares assumissem o controle da revolução e prejudicassem seus negócios.

À esquerda, os jacobinos: representavam a média burguesia (profissionais liberais, como médicos, professores, advogados), a pequena burguesia (pequenos comerciantes e artesãos mais ricos), os camponeses e sans-culottes (proletariado e demais trabalhadores urbanos de baixa condição). Defendiam posições radicais, estimulando a agitação popular.

Ao centro, a Planície: representavam a alta burguesia financeira, eram os indecisos que tentavam moderar os conflitos entre a direita e a esquerda e viviam mudando de lado, apoiando quem estava no poder.

Assembleia Nacional Constituinte

Assembleia Nacional Constituinte Francesa foi formada pela Assembleia dos estados gerais em 9 de Julho de 1789, nas primeiras fases da Revolução Francesa e foi dissolvida a 30 de Setembro de 1792.

Foi uma constituição criada pelo terceiro estado (camponeses, artesãos, burgueses) que limitava os poderes do rei, e eliminava os privilégios do primeiro (clero) e segundo (nobreza) estamentos ou estados. O rei Luís XVI aparentemente aceitou o funcionamento da Assembleia Nacional Constituinte, porém impôs a condição de que dela participassem os representantes do clero e da nobreza.

Uma das principais decisões desta assembleia foi a adoção da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Características:

Tentativa de conciliação com a burguesia e a nobreza;

Tentativa de manter o parlamento como modelo da Inglaterra;

Tentativa de limitar o poder do rei e incluir as massas populares na participação política;

Fase moderada, porém com duas ações violentas:

Tomada da Bastilha. Ocorreu por dois motivos: busca de armamentos e questionamento do poder do rei;

Período do Grande Medo: castelos foram incendiados e títulos foram rasgados.

Luiz tentou dissolver a assembleia.

Grupos no poder:

À direita estavam os girondinos: representavam a alta burguesia (banqueiros, grandes empresários e comerciantes) e inicialmente controlavam o governo. Defendiam posições moderadas, temendo que as camadas populares assumissem o controle da revolução e prejudicassem seus negócios. À esquerda, os jacobinos: representavam a média burguesia (funcionários reais, profissionais liberais, como médicos, professores, advogados), a pequena burguesia (pequenos comerciantes e artesãos mais ricos) , os camponeses e sans-culottes (proletariado e demais trabalhadores urbanos de baixa condição). Defendiam posições radicais, estimulando a agitação popular.

Medidas tomadas:

Reformas PROFUNDAS, MODERADAS ou CONSERVADORAS;

Aboliram os privilégios feudais;

Adopção da Monarquia Constitucional (regime político em que o rei governa a partir dos princípios estabelecidos na Constituição);

Criou-se a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (DDHC), que garantia:

Igualdade de todos perante a lei;

Fim do privilégio de nascimento;

Garantia da propriedade.

Monarquia Constitucional

Em 1791, após a elaboração da Carta Constitucional, a França tornou-se uma Monarquia Constitucional, dominada pela burguesia. Os principais pontos dessa constituição foram:

• Igualdade jurídica de todos os cidadãos franceses. (mantendo-se a escravidão nas colônias).

• Completa liberdade de produção e de comércio e proibição das greves dos trabalhadores.

• Liberdade de crença religiosa e a separação entre Estado e Religião.

• Divisão do Estado em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Nas eleições, foi instituído o voto censitário.

A invasão da França

O rei Luís XVI não aceitou a perda de poder e conspirou contra a revolução. Fez contato com os reis da Áustria e da Prússia com o objetivo de formar um exército e invadir a França para restabelecer o absolutismo. Em julho de 1791, o rei tentou fugir da França e foi preso sob a acusação de traição. No mesmo mês, o exército austro-prussiano invadiu a França, contando com o apoio secreto da família real, que fornecia segredos militares às tropas invasoras. O país foi defendido pelo exército composto pelos sans-culottes (pequenos negociantes, artesãos e operários) sob a liderança de Danton e Marat. Em 20 de setembro, o exército estrangeiro foi expulso da França.

A Convenção

A partir desse momento, foi proclamada a República Francesa, que passou a ser governada pela Assembléia Nacional, chamada de Convenção. Nesse período, as mais importantes forças políticas do país eram as seguintes:

• Partido Feuillants (representantes da burguesia financeira), defensores da monarquia constitucional.

• Partido Girondino (representantes da burguesia comercial e industrial), representantes da República.

• Partido Jacobino (a pequena burguesia) e os Cordeliers (representantes das camadas populares), ambos defendiam a execução do rei e a instauração da República.

• Partido da Planície, representando, uma parte, a burguesia financeira, e uma outra, a burguesia industrial.

O rei foi julgado na Convenção, acusado por Robbespierre, e condenado como traidor à execução por guilhotina. Foi executado em 21 de janeiro de 1793.

O Período do Terror

A execução do rei provocou revoltas internas e uma reorganização das forças absolutistas estrangeiras. Para enfrentar a ameaça, os jacobinos criaram uma série de órgãos encarregados da defesa da revolução. Entre esses órgãos, destacam-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com