TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saladino

Trabalho Universitário: Saladino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Saladino

O árabe Salah al-Din Yusuf ibn Ayub, conhecido também como Saladino, foi um dos nomes mais importantes da história durante o período das Cruzadas, mais precisamente durante a Terceira Cruzada, que ocorreu entre os anos de 1189 à 1192.

Quem foi Saladino?

Saladino nasceu no ano de 1138, no que hoje é o atual Iraque, e morreu no ano de 1193 na cidade de Damasco, na Síria.

Se tornou conhecido por ser um grande defensor da fé islâmica, além de ser também um astuto comandante e administrador.

No Egito, na Síria e na Palestina se tornou sultão, e reconquistou diversos territórios muçulmanos perdidos durante as Cruzadas

A Terceira Cruzada

A Terceira Cruzada teve início pelo fato de Saladino ter tomado no ano de 1187 a cidade de Jerusalém, com isso o Papa Gregório VIII, expediu o mandato da Terceira Cruzada.

Saladino: um vilão na visão da Igreja Católica

Analisando Saladino pelo ponto de vista da Igreja Católica, o mesmo foi considerado um grande inimigo, que ousou desafiar as ordens da Igreja Católica, invadindo e dominando Jerusalém e a Terra Santa, se tornando estes os principais motivos para ser intitulado como “vilão” aos olhos dos europeus.

Posteriormente os cruzados conseguiram reconquistar Jerusalém, no entanto Saladino se manteve lutando, confrontando por anos os Estados Cruzados, e por muitas vezes conseguiu ser vitorioso.

Fama de conquistador sanguinário

Enquanto isso, no Ocidente, na Europa a fama de Saladino como conquistador sanguinário e matador de cristãos crescia cada vez mais, sendo inclusive comparado ao Diabo.

Saladino em algumas de suas vitórias, ordenava que seu exército executasse todas as milhares de pessoas que se rendiam, em outras guerras em territórios dos cruzados, Saladino determinava que o povo pagasse a ele uma indenização, e as pessoas que não o fizessem se tornariam seus escravos.

Saladino: um herói na visão muçulmana

Para os muçulmanos, Saladino era um forte representante de seu povo, onde lutou pelos preceitos de sua cultura e religião.

Conquistou o Egito, e restaurou o Sunismo (doutrina islâmica), conquistou a Síria, a Palestina, a Mesopotâmia, e ficou conhecido por ser um bom conquistador de terras.

Empregou reformas e construções nos estados que conquistou, sendo marcado como salvador e libertador do povo muçulmano.

Lutou defendendo com afinco, contra as investidas de atrocidades causadas pelos cruzados, os quais mataram muitos de seus semelhantes, como também destruíram, roubaram, estupraram, escravizaram e raptaram.

Fama por derrotar três poderosos reis

Se tornou famoso por derrotar durante a Terceira Cruzada os três mais importantes reis da Europa na época, eram eles:

• Filipe Augusto – França;

• Ricardo, Coração de Leão – Inglaterra;

• Barbarossa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com