TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segregação

Resenha: Segregação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa realizada por alunos do Insper procura entender por que acontece a segregação social nas cidades brasileiras, que faz com que os centros de algumas cidades sejam habitados por classes sociais mais baixas do que as outras regiões.

De acordo com os resultados, como as pessoas buscam viver perto daquelas que têm renda semelhante ou maior que a sua, quando algumas famílias de classe mais alta saem da região central para habitar um bairro fora do centro, deixam espaço livre para que famílias com renda mais baixa se mudem. Esse movimento faz com que as pessoas de classe alta que ficaram no centro busquem residência perto daquelas com renda semelhante a sua, deixando mais espaços livres que são, depois, ocupados por famílias de renda mais baixa. Com isso, ocorre a segregação social, aglutinando no centro da cidade as famílias de classes mais baixas.

O professor Rodrigo Moita, que orientou os alunos, explica que com o crescimento das cidades, o centro começa a se tornar um lugar de difícil adaptação, por exemplo, com imóveis tombados pelo patrimônio histórico ou com estrutura muito antiga, pouco adequada para a ocupação nos dias de hoje. “Essas características provocam a mudança das famílias para bairros que estão longe do centro, assim como dos estabelecimentos comerciais que precisam de instalações mais modernas”, afirma.

Preferências – A pesquisa analisou as preferências dos indivíduos ao escolher o local de residência com base em três fatores: preço da moradia, custo de transporte e bem-estar no lugar em que moram, sendo que o preço da moradia e transporte afetam o consumo de todos os outros bens que a família consome, e o bem-estar é definido pela semelhança de sua própria renda com a renda média de seus vizinhos.

O estudo foi desenvolvido pelos alunos David Ferez, Fernando Soares, Gustavo Rheingantz, Luan Maike, Luiz Felipe Felix Curado, Mariana Dornellas, Mateus Vicente de Azevedo e Pedro Carvalho. Eles participaram do Programa de Estudos Avançados (PEA), formado por alunos de graduação de Administração e Economia do Insper que se organizam em grupo para realização de pesquisa acadêmica.

Acesse o arquivo em PDF com o relatório da pesquisa Mobilidade urbana e segregação: uma visão computacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com