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Sociedade

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Por:   •  12/3/2015  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

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SOCIEDADE

Origem da Sociedade

As teoria da origem da sociedade se dividem em duas correntes: Naturalismo e Contratualismo.

Naturalismo: Para Aristóteles o “homem é naturalmente um animal político”

Essa corrente defende que o homem se agrupa naturalmente, fruto da própria natureza humana.

Para Ranelletti, o homem é induzido fundamentalmente por uma necessidade natural, porque o associa-se com outros seres humanos é uma condição essencial da vida. Só em tais uniões e com o concurso dos outros é que o homem pode conseguir todos os meios necessários ara satisfazer suas necessidades e, portanto, conservar o melhor a si mesmo, conseguimos atingir o fim se sua existência.

Santo Tomas de Aquino que a _________ solitária é exceção que pode ser enquadrada numa das três hipóteses:

*Excelentia Naturae: individuo naturalmente virtuoso, em comunhão com a divindade, como Eremitas.

*Corrupio Naturae: São casos de anomalia mental.

*Mala fortuna: quando, por acidente, ou independente de sua escolha, viva em isolamento. Ex: Perder na Floresta.

Contratualismo: opondo-se ao naturalismo, os contratualista defendem que a sociedade é somente o produto de acordo vontades, um contrato hipotético celebrado entre os homens para se associarem, por isso a denominação contratualista.

Esta corrente nega a associação ao natural, com consciência, os homens celebram o contrato que é mutua transferência de direitos, é por forca desse ato racional que se estabelece a vida em sociedade, cuja preservação, depende, da existência de um poder visível, que mantenha os homens dentro dos limites consentidos e os obrigue, por temor do castigo, a realizar seus compromissos e a observância das leis da natureza anteriormente referidas.

Esse poder visível é o estado, um grande e robusto Homem artificial construído pelo homem natural para a sua proteção e defesa.

Elementos da Sociedade

Grupos foram se formando dentro das sociedades para executar tarefas especificas chegando a um pluralismo social.

Com isso, para se estabelecerem as regras de atuação de cada sociedade e para se obter um relacionamento recíproco perfeitamente harmonioso dentro do pluralismo social é preciso estabelecer uma caracterização geral da sociedade.

Com isso, chegou-se a conclusão que os elementos encontrados em todas as sociedades são:

1) Uma finalidade ou Valor Social

2) Manifestação de Conflitos Ordenados

3) O Poder Social

Finalidade Social

Finalidade é um objetivo consciente estabelecido. Existem Dois tipos de pensamento sobre a finalidade social:

Determinista: diz, esta corrente, que o homem esta submetido a uma série de leis naturais sujeitas ao principio da causalidade, por essa razão, embora exista a possibilidade de interferir em por menores da vida social, há um fator ou vários fatores que determinam a sucessão de fatos fundamentais.

A conseqüência dessa teoria, é a voluntaria submissão as leis consideradas inexoráveis com a conseqüente automatização de vida social e a descrença em mudanças qualitativas, pois considera-se que tudo já esta determinado, não merecendo muitos esforços, pois seria inútil.

Finalista: esta corrente sustenta que há uma finalidade social livremente escolhida pelo homem.

Não obstante haver um impulso associativo natural na origem da sociedade, há também a participação da inteligência e da vontade humana.

O homem tem consciência de que deve viver em sociedade e procurar fixar com o objetivo da vida social, uma finalidade. Condizente com suas necessidades fundamentais e com aquilo que lhe parece mais valioso.

Manifestação de Conjuntos Ordenados

Ordem Social.

Não basta uma reunião de pessoas para que se tenha uma sociedade, sendo indispensável, entre outras coisas, que essas pessoas se agrupe com vista de uma sociedade.

Neste sentido as manifestações de conjuntos ordenados devem atender três requisitos:

- Reiteração

- Ordem (Leis)

- Adequação – constante necessidade de ajustar as necessidades dos indivíduos.

O Poder Social

A primeira característica a ser é a sociedade, significando que o poder é um fenômeno social.

A outra característica é a bilateralidad, indicando que o poder é sempre a correlação de duas ou mais vontades, havendo uma que predomina. Para existir, necessita da existência de vontades submetidas.

- Anarquismo – prega-se que deve se viver de acordos com a natureza, sem a preocupação de obter bens, respeitar as convenções ou submeter-se as leis ou instituições sociais.

Exaltação do prazer individual e recusa de imposições sociais, também refere-se ao pensamento anarquista.

Característica do Estado

Estado

A denominação “Estado” significa permanente situação de convivência e ligada a sociedade

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