TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade e educação na Antiguidade Clássica

Por:   •  16/9/2017  •  Resenha  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 4

Sociedade e educação na Antiguidade Clássica

CODEÇO, Vanessa Ferreira de Sá. “Modelo de cidadania e modelo de educação: a Paidéia idealizada pelos filósofos”. Gaia, 2008, vol. 5, n.2, p.40 – 64.

A educação para Platão proporciona ao corpo e a alma benefícios com o objetivo da beleza e excelência. Para alcançar essa excelência tem que ocupar a criança pedagogicamente desde muito cedo, por volta dos sete anos de idade. Com isso, mais facilmente essa criança estará preparada para seu futuro oficio. Contudo, para alcançar tal superioridade, a criança deve trabalhar em cima das suas habilidades psíquicas e mentais através de brinquedos e atividades infantis. Indo na contramão disso, Aristóteles, vê uma necessidade de uma lei que proíba educar crianças disformes e doentes.

Até os sete anos de idade, a criança ficaria sob os cuidados da mãe, a qual deveria direcionar sua cria com jogos, lendas e histórias. Além de vigia-los para que não passassem muito tempo com os escravos, a fim de não criar neles uma identidade subalterna.

Com o termino da infância, a criança agora com mais de sete anos, temos o inicio da instrução. Que é dividida em quatro áreas básicas, gramática, ginástica, música e desenho, essas ainda divididas em programa educacional que cada etapa duraria cerca de sete anos, que eram: primário, secundário, militar e superior. E é nesse momento que temos a divisão entre meninas e meninos, onde as meninas tinham educação em casa aprendendo as prendas domesticas, e só seriam alfabetizadas se suas mães, avós ou alguma escrava que participava de sua criação tivesse esse conhecimento. Já os meninos, tinham sua introdução no primário e mantinham contato com cavalos, armas e eram ensinados a sempre ter atitude, boas maneiras, e aprenderia a questão da civilização, ele passaria a entender o que é “ser cidadão”.

Para Aristóteles, para ter a melhor educação, você tem que ser o melhor. Tal perfeição levaria os pequenos a se tornarem jovens fortes, ágeis, obedientes e eficientes em tudo que fizessem. Entrando no mérito do ensino primário, é nele que os estudantes dariam inicio a leitura, escrita e a matemática, deixando a prática esportiva mais leve, para não comprometer o crescimento da criança. E como a educação não era responsabilidade do estado, o ensino convencional era básico. As famílias mais ricas pagavam por professores particulares.

Chegando agora no ensino secundário, agora adolescentes os alunos tem uma intensificação nos seus estudos e a ginastica ganha prioridade na grade escolar. A educação física era orientada por um atleta adulto e tinha como objetivo a busca por um corpo forte, para assim participar de competições e pela importância militar e iniciação à vida civilizada.

Após o século VII conseguimos perceber uma certa desmilitarização, deixando assim uma Atenas voltada mais para ginastica direcionada ao setor cívico e heroico. Por essas épocas, os praticantes da educação física tinha o objetivo de moldar seus corpos e “fazê-lo desejar e ser desejado”. O esporte girava em torno de uma ascensão social, a exibição do corpo, era com o desporto que os atenienses aprendiam que o corpo pertencia a algo muito maior.

Nesse contexto, podemos apontar a nudez grega, que representava uma distinção entre fortes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com