TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stanlismo

Resenha: Stanlismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Resenha  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

O stalinismo foi o sistema político dentro da União Soviética durante o governo de Joseph Stalin. O termo normalmente refere-se a um estilo de governo, não uma ideologia. Stalin não era um teórico como Marx e Lênin, pois considerava-se a continuação do legado de leninista. No entanto, existem particularidades no governo e nas ideias de Stalin.

As principais contribuições de Stalin para a teoria comunista foram:

Estabelecimentos das bases para as políticas soviéticas a respeito das nacionalidades, como demonstrado no ensaio Marxismo e a Questão Nacional, elogiado por Lênin.14

O conceito de "socialismo em um país", que afirma que os comunistas deveriam primeiro alçar o socialismo em seu próprio país como um prelúdio para a internacionalização.

A teoria da agravação da luta de classes para o desenvolvimento do socialismo, o que inclui a repressão de opositores políticos caso necessário.

Existe um grande debate sobre a suposta continuidade do trabalho de Lênin. Os opositores consideram que certos aspectos do stalinismo (como as ideias de socialismo em um país e "patriotismo revolucionário") são incompatíveis com o próprio marxismo-leninismo. Além disso, é sabido que Lênin disse em seu testamento, escrito pouco antes de morrer, que desejava a destituição de Stalin do posto de secretário-geral.15 16 No entanto, os defensores consideram o trabalho de Stalin primordial para o avanço da União Soviética e ressaltam os elogios que Lênin fez as teorias de Stalin em anos anteriores.

Outras críticas também se estendem aos métodos. As perseguições se agravaram pouco tempo depois da morte de Lênin, em janeiro de 1924, quando uma luta interna pelo poder estabeleceu-se entre Trótski e Stálin. Ela terminou com a vitória de Stalin, que implantou um regime que exterminou dois terços dos quadros do Partido Comunista, de forma a prevalecer inconteste. Durante seu regime a União Soviética saltou de um país arruinado pela guerra civil, para uma superpotência, mas ao custo de pelo menos 7,5 milhões de mortes devidas à grande fome de 1923-1933 (episódio que é muitas vezes negado pelos seus defensores), somando-se a um regime ditatorial, com a expansão dos antigos Gulags (campos de concentração construídos na Sibéria para punir dissidentes políticos) e perseguição política, culminando com atentados a liberdade de expressão e repressão ferrenha contra jornalistas, minorias e cientistas da academia em geral durante e após o Grande Expurgo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com