TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stirling

Exames: Stirling. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 3

O motor Stirling é um motor térmico muito diferente do motor de combustão interna do carro. Inventado por Robert Stirling em 1816, o motor Stirling é mais eficiente do que um motor diesel ou a gasolina. Mas hoje, os motores Stirling são usados somente em alguns casos específicos, como em submarinos ou geradores de energia auxiliares para iates, onde o funcionamento silencioso é importante. Apesar do motor Stirling não ter tido grande sucesso comercial, alguns inventores de grande talento estão trabalhando nele.

Um motor Stirling usa o ciclo Stirling, diferente dos ciclos usados nos motores de combustão interna.

Os gases usados no interior de um motor Stirling nunca saem do motor. Não existem válvulas de escape que liberem gases a alta pressão, como em um motor a gasolina ou diesel e não ocorrem explosões em seu interior. Devido a isso, os motores Stirling são muito silenciosos.

O ciclo Stirling usa uma fonte de calor, que pode ser gasolina, energia solar ou até o calor produzido por plantas em decomposição. Não ocorre nenhuma combustão no interior dos cilindros do motor.

O ciclo Stirling é fechado e se parece muito com o Ciclo de Carnot, que representa o limite máximo de eficiência para uma máquina térmica. Algumas máquinas construidas obedecendo a este ciclo já chegaram a 45% de rendimento.

Quatro fases compõem o ciclo de Stirling:

1.Expansão isotérmica: Uma fonte de calor externa aquece o gás enquanto este se expande a fim de que sua temperatura permaneça constante.

2.Resfriamento isocórico: O calor é retirado do gás.

3.Compressão isotérmica: O gás é refrigerado enquanto seu volume diminui para que sua temperatura não aumente.

4.Aquecimento isocórico: O gás é aquecido até a temperatura inicial e o ciclo recomeça.

CURIOSIDADES:

•Novo Recorde Mundial quanto a eficiência da conservação:

Engenheiros do laboratório Sandia, nos Estados Unidos, bateram um novo recorde mundial na eficiência da conversão de energia solar para electricidade fornecida directamente à rede de distribuição. A eficiência do sistema alcançou 31,25%.

•Gerando electricidade com calor:

O recorde foi alcançado no prato número 3 da estação geradora que está sendo construída no estado do Novo México. A energia solar é capturada na forma de calor, que movimenta um motor Stirling para a geração da electricidade.

•Eficiência na conversão:

A eficiência da conversão da energia solar-energia eléctrica é calculada medindo-se a energia líquida enviada para a rede de distribuição e dividindo-a pela energia solar que atinge os espelhos parabólicos. O recorde anterior havia sido estabelecido em 1984, e era de 29,4%.

•Qualidade dos espelhos:

Segundo os engenheiros do Laboratório Sandia, o principal responsável pelo novo recorde foi o avanço alcançado na produção dos espelhos parabólicos. Os pratos são feitos com um vidro com baixo teor de ferro, recobertos por uma película de prata. Os protótipos anteriores conseguiam reflectir 91%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com