TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Todos

Artigo: Todos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

I. Etapa

1. O que é Educação não-formal?

A educação não formal tem como característica não se importar em desenvolvimento de currículos predefinidos, mas usa-se de princípios baseados em interesses, necessidades e desejos das pessoas, pessoas estas quando estão envolvidas em ações e/ou atividades práticas voltadas ao campo educacional.

Hoje temos a cidadania como o objetivo principal na educação não formal, quando pensarmos coletivamente aplicada ao meio social. Onde podemos ter também como objetivo central o enriquecimento de indivíduos quanto a sua bibliografia, tendo assim o aumento ou ampliação da gama de vivencias e experiências na formação de crianças, jovens, adultos e idosos. E podemos destacar o encontro de gerações em sua variação de idades, a não obrigatoriedade de frequência e a ocorrência de ações.

A educação não formal tem em sua correspondência em áreas de abrangências o processo de diversas dimensões, onde podemos destacar:

• Práticas de aprendizagem aos conteúdos escolar em formas de escolarização não formal.

• A capacitação ao trabalho através de aprendizagem.

• Desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades.

• Práticas que capacitam os indivíduos ao exercício de organização e solução de problemas coletivos e/ou comunitários do dia a dia.

• Educação desenvolvida e apresentada pela mídia.

• Aprendizagem dos cidadãos quanto aos seus direitos políticos.

O que difere a educação não formal da informal é o que podemos dizer da intencionalidade dos sujeitos em buscar conhecimentos e qualidades e aplicar a objetivos ou criação de algo. Definindo-se assim por comparação a ausência do que se encontra na escola.

De acordo com GOHN-2006, a Educação formal é aquela que acontece na escola mediante a participação do professor e que tem os objetivos relativos ao ensino e a aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, onde segue regimes de leis.

A educação informal ocorre na família, na igreja, com amigos, no bairro, ou seja, através da interação com grupos sociais, os quais são carregados de valores e cultura herdadas historicamente e que através dessas interações são repassados de um para outro. Tem o objetivo se socializar, desenvolvendo neles, hábito, desenvolver modos de pensar e agir frente aos obstáculos enfrentados na vida.

Em cada um destes processos existe um agente do processo de construção do saber que também chamamos de educador e também um local onde ocorre processo de ensino/aprendizagem.

Na educação formal este agente é o professor e o processo ocorre no ambiente escolar. Na educação informal, o agente são os pais, os vizinhos, os amigos, a família em geral, os vizinhos, os amigos, etc.

O local são os ambientes demarcados por referencias de nacionalidade, localidade, sexo, cor, etnia, credo religioso, etc. Uma vez que ocorre segundo gostos e preferências ou heranças culturais de cada um.

Na educação informal o agente é o outro, aquele com quem se interage, e ocorre na rua ou nos ambientes onde ocorrem interações que acompanham a trajetória de vida de cada um, apesar de não possuir uma sistematização. A educação não formal ocorre de forma

intencional, pois há no sujeito o interesse em aprender, em trocar conhecimento mesmo que de uma forma sem padrão.

A educação informal decorre de processos espontâneos ou naturais, ainda que seja carregada de valores e representações, como é o caso da educação familiar, por exemplo, a educação transmitida pelos pais na família, no convívio com amigos, clubes, teatros, leitura de jornais, livros, revistas etc.

II. Etapa 2

2. Etapa

3. O que é Associativismo e qual sua relação com os projetos sociais?

Segundo o Dicionário Informal, Associativismo é o meio de organizar grupos de interesse econômico autossustentável, é base que liga a consciência individual e o direito individual, a necessidade de agregação e conjugação de esforços, base de organização da sociedade.

Associativismo é a união de um grupo de pessoas, de empresas, de comerciantes e etc. Todos nós, em determinado momento de nossas vidas, já vivenciamos aquela velha máxima que diz: “A união faz a força”. Exemplos práticos estão diariamente à nossa volta, basta se atentar. Na ecologia, por exemplo, essa união é relacionada à interdependência de todas as formas de vida da natureza; mineral, vegetal e animal. Ou seja, a força da natureza reside justamente na união de seus componentes. Nesse sentido, podemos entender que associação é o reconhecimento de que essa “dependência” de seus integrantes é inevitável, uma vez que ninguém sobrevive sozinho. E que a união de todas as unidades interdependentes proverá mais força ao seu conjunto. Nas sociedades humanas, associar-se é a consumação inteligente desse reconhecimento.

Assim o associativismo é uma forma de organização que tem como finalidade de ações coletivas a busca de conquistas de benefícios comuns para seus associados. Um tipo muito comum e mais conhecido de organização associativa é a associação, onde ela pode ser formada por um grupo de duas ou mais pessoas que se organizam para defender seus interesses comuns, sem fins lucrativos e com personalidade jurídica.

Uma definição que podemos dar ao associativismo é a luta pela sobrevivência e pela melhoria das condições de vida enfrentadas por muitas comunidades, todo o patrimônio de uma associação é constituído pelos associados ou membros, logo, as associações não possuem fins lucrativos.

Nas comunidades a participação, a solidariedade, a cooperação em torno de objetivos comuns, têm sido fundamentais para assegurar melhores condições de vida. Essa prática, mais do que uma forma de organização, é uma construção e uma conquista social.

Principais objetivos do associativismo:

• Participação no desenvolvimento da região na qual a associação está inserida.

• Defender os interesses dos associados;

• Fortalecimento dos laços de amizade e solidariedade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com