TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Infantil No Nordeste Brasileiro

Artigo: Trabalho Infantil No Nordeste Brasileiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

O Nordeste brasileiro, é conhecidamente um lugar onde o trabalho infantil é muito utilizado. Mesmo no atual tempo em que vivemos.

Na minha visão, isso mostra o retrocesso em que nosso rico país se encontra, pois fundamentalmente o futuro do Brasil são nossa atuais crianças. Mas esse método cruel de exploração infantil só é usado porque falta estrutura e fiscalização.

No Nordeste do Brasil, onde esse tipo de exploração é mais comum de ser visto, ao meu ver acontece em dois casos: No primeiro deles, é onde a família necessita de mão de obra para o próprio sustento, na lavoura, por exemplo.

O segundo caso, é onde os familiares acabam levando a criança para ser "empregado" de um terceiro. Esse é um modo ainda mais grave de exploração da criança, pois além dela trabalhar em regime desumano, tanto de condições de trabalho, como de remuneração, que na maioria dos casos nem existe.

Cabe ao governo, apurar melhor os fatos, e dar suporte as famílias, para que cada vez mais, incentivem seus pequenos a ir a escola, porque só assim poderão desfrutar de um futuro melhor para si mesmas.

O problema é muito mais amplo e complexo que uma simples visão preliminar pode demonstrar, pois o problema é estrutural. Pois em muitos casos, a alegação das famílias, e muitas vezes com razão e justificada, é que a escola fica a quilômetros de distancia de suas residencias, nos mais variados cantos do país, fora o fato do transporte.

Bom, os motivos e alegações, tanto da parte dos responsáveis pela criança, como dos governantes, são inúmeros, mas o que o povo exige é atitude, pois é disso que o Brasil precisa para evoluir e assumir seu verdadeiro lugar, dadas as riquezas geográficas e culturais que conta seu povo, como país de primeiro mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com