TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Triatlo

Trabalho Universitário: Triatlo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  6.785 Palavras (28 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 28

Educação Física:

Triatlo

Indice:

Introdução: 3

O que é o Triatlo? 4

Onde surgiu o triatlo? 5

Em que consiste o triatlo? 6

Tipos e Características de Treino 8

Resistência em toda a prova 9

Quando nasceu a Federação de Triatlo de Portugal? 10

Locais onde se realizam e quais as Provas nacionais 11

Regras ou regulamentação 12

Conclusão: 28

Bibliografia 29

Introdução:

Com este trabalho pretendo aprofundar e estudar a modalidade do triatlo, que tem cerca de três décadas, de modo a, valorizar a disciplina de Educação Física.

Os objectivos para este trabalho são:

. Gestos técnicos;

. Definição do tema;

. Características.

Com este trabalho pretendo ficar a saber as várias modalidades em que consiste o triatlo, bem como, os vários gestos técnicos.

O que é o Triatlo?

O Triatlo é um desporto combinado e de resistência no qual o atleta efectua, individualmente, um segmento de natação, um segmento de ciclismo e um segmento de corrida, por esta ordem, sem paragem do cronómetro durante as transições.

O Triatlo é composto por três fases:

• Atletismo

• natação

• ciclismo

A primeira fase é a natação em que o atleta tem que percorrer uma distância de 3,8km, depois passará para a segunda fase que é o ciclismo em que a distância obrigatória é de 180km e por último a terceira fase que consiste no atletismo que o atleta terá de percorrer uma distância de 42km que é semelhante à maratona.

A evolução para uma sociedade mais saudável tem vindo a generalizar a prática desportiva, o que permite que qualquer pessoa, possa estabelecer os seus desafios de acordo com a sua condição física, a sua idade e as suas capacidades.

Onde surgiu o triatlo?

O triatlo que mistura as três modalidades: natação, ciclismo e corrida nasceu nos Estados Unidos na década de 1970, quando se faziam competições de longa distância.

O primeiro triatlo aconteceu em 1974 na cidade de San Diego, quando os atletas Jack Johnstone e Don Shanahan desafiaram 46 competidores a:

• Nadar 460 metros

• Pedalar 8 quilómetros

• Correr 9,6 quilómetros.

Desde então, a sequência das provas permanece a mesma, mas as distâncias começaram a mudar a partir da primeira prova de Ironman ("homem de ferro"), disputada em 1978. O americano John Collins, pretendia realizar na ilha de Honolulu, no Havai, um triatlo que levasse os atletas ao limite da resistência física. Na época, apenas 15 corajosos quiseram enfrentar 3,8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km de corrida, distância igual à da maratona.

Actualmente, o evento reúne cerca de 1 500 atletas de 50 países e deu origem a outras competições. A mais radical é o Deca-Triatlo Duplo, que equivale a 20 vezes a distância do Ironman. Em 18 dias de prova, são percorridos 76 km a nado, 3 600 km de bicicleta e 844 km de corrida.

Os atletas que praticam esta modalidade têm direito a intervalos para dormir e descansar devido ao grande esforço fisico. Outra opção menos desgastante é o triatlo olímpico, introduzido nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000. Em geral, os campeões levam uma hora e 50 minutos para percorrer 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Já o triatlo curto, ideal para iniciantes, tem metade do percurso olímpico.

O desporto tem regras simples para todas as modalidades - a única especificidade é a presença de fiscais para garantir que o trajecto seja respeitado.

Em que consiste o triatlo?

O Triatlo é um desporto combinado de resistência no qual o atleta efectua três segmentos seguidos - sem paragem de cronómetro - de Natação, Ciclismo e Corrida.

Existem várias distâncias standard para o triatlo:

• Triatlo de sprint: (Sprint) 750 metros de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida

• Triatlo olímpico: (Clássico) 1.5 km de natação / 40 km de bicicleta / 10 km de corrida

• Triatlo Half-Ironman: (Longa Distância) 1.9 km (1.2 milhas) de natação / 90 km (56 milhas) de bicicleta / 21 km / (13.1 milhas) de corrida

• Triatlo Ironman (Homem de ferro) 3.8 km (2.4 milhas) de natação / 180 km (112 milhas) de bicicleta / 42 km (26.2 milhas) de corrida

Em Portugal a primeira prova teve lugar em Peniche a 15 de Agosto de 1984. Hoje em dia o Triatlo é uma modalidade que está implantada em todo o território nacional contando com cerca de 2000 praticantes.

A título internacional as principais competições são:

• Jogos Olímpicos

• Campeonato do Mundo (realiza-se uma vez por ano)

• Taças do Mundo (Circuito Mundial de 14 etapas)

• Campeonatos Continentais (Europa, Ásia, Oceânia, África e América)

• Taças Continentais

Os resultados conquistados pelos atletas nacionais têm vindo a aumentar o interesse em torno da modalidade. Os primeiros campeões olímpicos da modalidade foram o canadense Simon Whitfield e a suíça Brigitte McMahon.

Entre as principais conquistas dos atletas destacam-se:

• Vanessa Fernandes:

o Campeã do Mundo em Elite, e da Europa em Elite

o Sub-23

o Oito vitórias consecutivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com