TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tudo Ou Nada

Trabalho Escolar: Tudo Ou Nada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

Artigos

Curiosidades

Cronologia

Pré-História

Idade Antiga

Idade Média

Idade Moderna

Idade Contempôranea

História Infantil

Civilizações

Árabe

Assíria

Asteca

Babilônia

Cartaginês

Celta

Chinesa

Egípcia

Fenícia

Francesa

Germânica

Grega

Inca

Inglesa

Indiana

Japonesa

Maia

Olmeca

Persa

Rapa-Nui

Romana

Russa

Suméria

Turca

Viking

História do Mundo » Idade Média » Texto da Idade Média

Texto da Idade Média

Introdução

Termo utilizado para fazer referência a um período da história européia, que vai da desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V, até o século XV.

A Europa foi dividida em pequenos estados feudais no final da Idade Média. A maioria deles fazia parte do reino da França ou do Sacro Império Romano-Germânico.

No final do século V, o término de uma série de processos de longa duração, entre eles o grave deslocamento econômico e as invasões e os assentamentos dos povos germanos no Império Romano, transformou a face da Europa.

Durante esse período não existiu realmente um mecanismo de governo unitário nas diversas entidades políticas, embora tenha ocorrido a formação dos reinos. O desenvolvimento político e econômico era fundamentalmente local, e o comércio regular desapareceu quase totalmente. Com o fim de um processo iniciado durante o Império Romano, os camponeses começaram seu processo de ligação com a terra e de dependência dos grandes proprietários para obter proteção. Essa situação constituiu a semente do regime senhorial. Os principais vínculos entre a aristocracia guerreira foram os laços de parentesco, embora também tenham começado a surgir as relações feudais.

Durante a Idade Média européia, os camponeses passaram, obrigatoriamente, a viver e trabalhar em um único lugar a serviço dos nobres latifundiários. Esses trabalhadores chamados servos que cuidavam das terras de seu dono, a quem chamavam de senhor, recebiam em troca uma humilde moradia, um pequeno terreno adjacente, alguns animais de granja e proteção ante os foragidos e os demais senhores. Os servos deviam entregar parte de sua própria colheita como pagamento e estavam sujeitos a muitas outras obrigações e impostos.

A única instituição européia com caráter universal era a Igreja, mas dentro dela também ocorreu uma fragmentação na autoridade. Em seu núcleo havia tendências que desejavam unificar os rituais, o calendário e as regras monásticas, opostas à desintegração local.

No século IX, a chegada ao poder da dinastia Carolíngia significou o início de uma nova unidade européia baseada no legado romano.

Foi respondendo "Deus o quer" que a multidão reunida em Clermont no dia 27 de novembro de 1095 acolheu a prédica do papa Urbano II em favor da guerra santa destinada a libertar o sepulcro de Cristo do controle dos "infiéis". A repercussão a esse apelo foi tal, que as Cruzadas, que constituíram o fato político e religioso mais importante da Idade Média, marcaram a história do Ocidente durante dois séculos.

A atividade cultural durante o início da Idade Média consistiu principalmente na conservação e sistematização do conhecimento do passado.

Essa primeira etapa da Idade Média foi encerrada no século X com a segunda migração germânica e as invasões protagonizadas pelos vikings, procedentes do norte, e pelos magiares das estepes asiáticas.

A Alta Idade Média

Até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com