TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Biografia de Adolf Hitler

Por:   •  14/4/2016  •  Bibliografia  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 6

Colégio Fernão Dias Pais

Trabalho de Geografia

Resumo de Vida e obra de Adolf Hitler

[pic 1]

Igor Faria                            n°16                        MASG3


Introdução

Este trabalho tem por objetivo informar fatos históricos e interpretações sobre a vida e, principalmente, obra do grande ex-líder político da Alemanha Adolf Hitler. Serão apresentados fatos importantes que enfocam maiormente a sua participação nos processos extremistas e nacionalistas que levaram ao início da Segunda Guerra Mundial.

Vida e obra de Adolf Hitler

  • Quem foi Adolf Hitler?

Hitler foi um grande líder político de origem austríaca que propagou seus ideais na Alemanha, durante o período pós Primeira Grande Guerra até o fim da Segunda Grande Guerra (1918-1945).

  • Origem

Adolf Hitler nasceu no dia 20 de abril de 1889, no município de Braunau am Inn, Áustria.

Filho de um inspetor de alfândega, Hitler foi criado na cidade de Linz. Com 19 anos, posteriormente à morte de seu pai (1903) e sua mãe (1907), mudou-se para outro estado, Viena.

  • A Academia de Belas Artes

A mudança do jovem rapaz para Viena tinha por objetivo a realização de um sonho: tornar-se artista ingressando na  Academia de Belas Artes. Sem sucesso, Hitler continuou a viver por lá, mesmo com dificuldades econômicas. Convivia, em seu tempo livre, com ocultistas e extremistas políticos austríacos, a partir daí formando o seu intelecto voltado à política. Começou então a formar uma opinião sobre a burguesia e, principalmente, sobre o judaísmo (religião que tem relação com fortes laços econômicos entre seus seguidores).

  • Hitler na Primeira Grande Guerra

Hitler, após seu fracasso no ingresso à academia, decidiu tentar entrar no exército Austríaco, para participar da Primeira Grande Guerra (1914-1918). Sem sucessso, mudou-se, com 25 anos, para a cidade de Munique, na Alemanha. Lá, alistou-se voluntariamente no exército e foi admitido. Sua participação na guerra foi reconhecida, tanto que foi condecorado com a “Cruz de Ferro” (prêmio de grande honraria dado a participantes de guerras, como símbolo de bravura, na Alemanha).

  • Ascensão Nazista  

Anos após sua participação na guerra,  em setembro de 1919, Hitler se filiou ao Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP). Esse partido,  em resumo, foi o que iniciou os ideais nazistas. Rapidamente, em 1921, o austríaco ascendeu dentro do partido e tornou-se seu orador oficial e chefe absluto. Com sede de poder, influenciou golpes para uma maior ascensão política. De acordo com o site de pesquisas da UOL, “ Hitler organizou uma malograda insurreição, o "putsch" de Munique. Durante os meses que passou na prisão por conta do ato, Hitler ditou o "Mein Kampf" (Minha Luta), um manifesto político no qual detalhou a necessidade alemã de se rearmar, empenhar-se na auto-suficiência econômica, suprimir o sindicalismo e o comunismo, e exterminar a minoria judaica.” 

Solto 9 meses após sua prisão, o partido comandado por ele ganhou proporções gigantescas e conquistou o apoio de exorbitante parte do povo alemão, divulgando seus ideais por meios de comunicação em massa. Com tamanho apoio popular, foi levado à nomeação de Chanceler alemão pelo então presidente Hindenburg.

  • Poder absoluto: Terceiro Reich

Após o falecimento de  Hindenburg, Hitler tomou posse da presidência da Alemanha. Com uma política totalitarista e ditatorial, instaurou o Terceiro Reich. Instalou na Alemanha um forte sentimento nacionalista, racista, anticomunista, antijudaísta e de repressão a opositores, baseado no Mein Kampf. Para defender tal iniciativa, chegou a determinar leis de isolamento social a quem se encaixava nestes critérios (principalmente judeus), pois não convinham com sua política e com a sua ideia de proliferação, na Alemanha, de uma raça pura, a qual denominou raça ariana.

Com o objetivo de reerguer a Alemanha, o ditador feriu o Tratado de Versalhes (consequência da primeira grande guerra) e incentivou a reativação da indústria bélica, aquecendo a economia nacional –em pouco tempo, fez com que o PIB alemão crescesse em 200%. Conhecido como Fuhrer (guia, líder), levou a Alemanha, nos cinco anos que seguem 1933, a um crescimento econômico muito grande, reanimando a nação alemã.

  • Política expansionista

 Com a intenção de expandir o sucesso de seu III Reich para o resto da Europa, Hitler deu início a uma expansão imperialista. Em 1938 anexou o território austríaco à Alemanha e tentou invadir a Tchecoslováquia. Com sucesso, prosseguiu com sua política expansionista atacando a Polônia, em 1939. Este ataque culminou na Segunda Guerra Mundial com a declaração de guerra da França e do Reino Unido, já insatisfeitos com a tentativa de tomada da Thecoslováquia, à Alemanha.

  • Segunda Grande Guerra, Decadência do Nazismo e Holocausto

De início, a Alemanha obtivera vitórias maçiças em frentes que realizara contra a França e outros países, e o país se impunha na Europa até o ano de 1944. Porém, após invasões mal-sucedidas à União Soviética durante a Batalha de Stalingrado, iniciou-se a derrocada alemã e seu avanço tanto na Rússia quanto no resto da Europa passou para regresso. Hitler, por conta disso, intensificou um processo de assassinato em massa. Isso marcou o período de Holocausto, quando uma perseguição de origem política, étnica, sexual e religiosa –na tentativa de purificar a raça alemã- caçou e matou por volta de 1,5 milhão de pessoas –na grande maioria, judeus- em câmadas de gás, por doenças ou inanição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (129.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com