TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VERTICALIZAÇÃO DAS COLIGAÇÕES

Resenha: VERTICALIZAÇÃO DAS COLIGAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Resenha  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

VERTICALIZAÇÃO DAS COLIGAÇÕES

De acordo com Cerqueira (2012, p.313), verticalizar significa deliberar “de cima para baixo”, ou seja, os diretórios regionais, diante do caráter nacional dos partidos. Assim, a verticalização das Coligações é a norma do TSE baixada em Resolução n. 20.339/2002, segundo a qual os partidos não poderiam fazer nos Estados coligação diferente das que houverem sido realizadas em âmbito federal.

Nota-se que, se o partido não tiver candidato presidencial e não fizer parte da coligação pela disputa federal, ele poderá fazer alianças diferentes nos Estados, desde que não se coligue com legendas que tenham apoiado candidatos diferentes à Presidência da República. Já os partidos que decidirem participar da eleição presidencial –seja com candidato, seja com apoio formal a outra sigla – terão vários caminhos possíveis nos Estados: a) poderão repetir a coligação federal (em parte ou totalmente); b) poderão disputar os governos sozinhos; c) poderão aliar-se a uma sigla que não participar da eleição para o Planalto. (CERQUEIRA, 2012)

Assim, com a manutenção da verticalização, das coligações nos Estados, os partidos que se coligassem em âmbito nacional teriam três opções: 1ª opção - repetir a mesma coligação nacional ou parte dela; 2ª – lançar candidato próprio sem se coligar a nenhum outro partido; 3ª – coligar-se a partido que não tenha candidato à Presidência da República. Dessa forma, verificou-se que a decisão do TSE obrigou os Partidos a seguirem a coligação nacional para concorrer nas eleições estaduais, não podendo ser estabelecidos vínculos diferentes.

3.1. DAS VANTAGENS DA VERTICALIZAÇÃO

Destacam-se as seguintes vantagens de acordo com o quadro a seguir:

VANTAGENS DA VERTICALIZAÇÃO

a) Provocar a fidelidade partidária contemporânea, ou seja, durante o processo eleitoral;

b) Gerar a coerência ideológica partidária (aliança real);

c) Provocar o fim do coronelismo estadual: cacique eleitoral;

d) Provocar ética no pleito.

e) Acabar com os interesses particulares que regem as articulações para coligações, mantendo o compromisso do candidato com o eleitor (candidato prometeu para seu eleitor, mas ao se coligar, as alianças (diretores dos partidos), exigirão interesses diversos;

f) Acabar com alianças espúrias que levam à compra e venda de voto.

g) Evitar aliança estadual para aumentar tempo de rádio e TV.

Entretanto, segundo a ADI n. 3.685, em vez de manter a verticalização, permitiu seu término a partir das eleições de 2010, preservando-a para as eleições de 2006. Em seguida, exigiu fidelidade. Leia-se: não exige do partido coerência (verticalização), mas exige de seu membro fidelidade, ou seja, “fidelidade a quem não é coerente”. Essas regras de verticalização de coligação somente valem para eleições gerais e presidenciais (enquanto não alteradas pelo TSE ou por lei), mas não para eleições municipais, como respondeu à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com