TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  11/8/2019  •  Resenha  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno:

Matrícula:

Polo:

Tutor:

         

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO  FACULDADE DE EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2][pic 3]

FUNDAÇÃO CECIERJ  CONSÓRCIO CEDERJ  UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA (AD1) – 2018/1

Disciplina: Alfabetização 1

Coordenador (a): Luiz Antonio Gomes Senna

FICHAMENTO DE ARTIGO ACADÊMICO

  1. Autor e título do artigo em forma de citação bibliográfica:

         Weisz, Telma. ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DAS POLITICAS PUBLICAS. Primeiro Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação – Formação de Professores, promovido pela Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação (SEF/MEC), Brasília no período de 15 a 19 de outubro de 2001. P. 224-227.

  1. Objetivo geral do artigo (um único objetivo que sintetize a finalidade do texto como um todo):

         Pag. 226 - “Políticas públicas voltadas para o fracasso escolar e mais especificamente para o fracasso de 50% dos alunos na alfabetização inicial estão agora dando os primeiros passos. Um dos fatores que contribuiu para isso foi à mudança no olhar da sociedade brasileira para a questão da educação. Finalmente se começa a compreender o papel econômico da educação no desenvolvimento do país e, com isso, ela começou a ser levada mais a sério.”

         

  1. Principais seções ou blocos de informação que constituem o texto:

Pag. 224 - “A LDB anterior, de 1971, quando eliminou a separação entre primário e ginásio, acabando com o exame de admissão e tornando obrigatório o ensino até a 8ª série, produziu uma política de garantia de acesso – o que foi essencial – mas não de sucesso. Ela garantiu a todas as crianças a entrada na escola, mas não a progressão.”

Pag. 225 - “Como foi possível aceitar esses índices passivamente por quase cinqüenta anos?”, torna-se necessário pensar o funcionamento do sistema escolar brasileiro anterior à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional atual.” 

         Pag. 225 - “Desse período são as teorias que hoje chamamos “teorias do déficit”.

         Pag. 226 - “A crença de que o fracasso escolar era fruto da fome, que incapacitava os alunos para a aprendizagem, levou os sucessivos governos a expandir continuamente o Programa da Merenda Escolar. Travestido de programa educacional, tornou-se um dos maiores programas sociais do país: é a maior cadeia de restaurantes do mundo.”

         Pag. 226 - “Nesta nova LDB, buscou-se garantir não só o acesso universal à escola mas também favorecer a progressão dentro dela. O esforço de desmontar a armadilha excludente da repetência aparece na LDB como possibilidade. É a progressão continuada dentro de ciclos. “

          Pag. 227 - “O que encontramos aponta para a enorme dificuldade que têm os professores de verificar o que os alunos já sabem e o que eles não sabem.”

         Pag. 227 - “É de situações como essa que estamos partindo ao buscar saídas para a cultura da repetência, com a ambição de criar uma educação menos exclusora.”

         Pag. 227 - “Começou-se então a produzir um programa específico de formação de professores alfabetizadores, com duração de um ano, que ficou conhecido como PROFA.”

         A autora utiliza de fontes secundárias, como o IBGE;  INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Revista Nova Escola – Editora Abril, para descrever o índice

  1. Idéias principais de cada seção ou bloco de informação:

         A autora narra que garantir a entrada direta da escola, com o fim do exame de admissão e assim, produziu uma política de garantia de o acesso obrigatoriedade escolar, mas não garantia com isto, que a criança chegaria ao fim da sua escolaridade “Ela garantiu a todas as crianças a entrada na escola, mas não a progressão. Não garantiu que elas chegariam ao fim da escolaridade obrigatória de oito anos nem que aprenderiam o que precisavam aprender na escola.”pag. 224.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com