TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descrição Aula de APS

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

Aula do dia 28/02/2019

Descrição da aula:

Nesta aula foi solicitado o resumo do capitulo do livro  A introdução à linguistica. Foi passado como montar o trabalho para que o mesmo seja entregue.

Fez uma explicação sobre as reflexões da linguagem e o histórico do estudo da linguagem.

Breve histórico:

Final do Século XIX e inicio do século XX temos uma quebra da linguagem, por que foi nessa parte que a linguagem foi considerada cientfica ( Corte saussureano)

Propõe um estudo descritivo sobre a língua e então a linguistica é considerado ciência. Ele instaura a linguistica como ciência da linguagem, foi a primeira ciência humana.

Liguistica Estrutural

Década de 60 existe um movimento de ruptura do estruturalistmo.

Ela deixa de ser uma ciência autonoma e passa a possuir diversas áreas com objetivos especificos (Pragmática, Análise do discurso, Análise da conversasão e a linguistica textual, entre outras)

Rompimento com o passado para ter uma evolução. Afinal a ciência nunca está pronta e acabada.

Século IV A.C – A preocupação dos hindus era manter seus textos sagrados ( religiosa), desenvolveu o interesse dos estudiosos falarem e discutirem essa língua(daí surgiu a gramática)

Principal Gramática Panini.

Século III A.C – Berço da filosofia. Contribuição dos gregos. Defender a relação de conceito e palavra (Platão) Platão contribuiu com essa exemplificação.

Aristoteles – Estudo e enfatização a organização das partes do discurso.(contribuição dos gregos na linguagem, marcante)

Século I A.C – Romanos, aquilo que eles não produziam eles copiavam. (Romanos seguem os gregos). Por conta das politicas romanas são desenvolvidas outras línguas derivadas dos romanos.

“Imponha a língua para dominar”. Fizeram praticamente um copiar e colar da gramática grega.

Gramática que se destava é o Varrão.

Análise da aula:

Podemos observar que a história do sergimento da linguagem é algo muito amplo. Tivemos diversos momentos históricos em que cada um contribuiu de uma forma diferente para a evolução da linguagem. O Corte Saussureano foi o que deu mais impacto para essa evolução, por que foi a partir desse momento que tivemos mudanças grandes na estrutura da linguagem.

Aula do dia 07/03/2019

Descrição da aula:

Foi passado a continuação da linha cronólogica da evolução da linguagem.

Na idade Média a igreja dominava praticamente tudo.No século XVI ocorreu a contra a reforma (redefinição religiosa), avanços que aconteceram a partir desse momento. O comércio de especiarias entre outras coisas facilitavam o processo de comunicação. Conhecimento de outros idiomas (troca Linguistica). Produção de um dicionário poliglota = facilitar relações comerciais

Século XVII à XVIII

Principios da linguagem – razão e logica. Linguagem é a expressão do pensamento

Em 1600 a gramática geral e racional, de Port Royal serve de modelo e influência. Defesas e principios gerais e universais da língua e da gramática.

No século XIX ocorreu as várias descobertas sobre as línguas, foi descoberto a relação de parentesco entre as línguas, semelhanças entre as línguas e a enfase nas línguas vivas.

Estudo comparativo dos falares ( menos abstratos e objetivistas)

Gramática histórica comparada; linguistica histórica

As línguas se transformam com o tempo e também foi passado sobre a relação de parentesco entre as línguas família indo Europeu.

Neste século a linguistica não era autonoma, pois se submetia às exigencias de outos dominios: lógico, filosofia, retórica, critica-literaria, histórica, filosofia e até outros estudos teologicos

Ruptura com o passado estrututal da linguagem

No século XX surgiu o  Estruturalisto linguistico.

Ele pega somente o formal, ele pega o estudo e coloca em um padrão formalistico.

4 niveis estruturais:

Fonética

Fonológico

Morfológico

Sintático

Análise da aula:

Foi dado continuidade a história do surgimento e evolução da linguagem. Pudemos observar que a igreja (religião) teve sua grande importância e influência pois na idade média ela dominava praticamete tudo. Com o passar dos anos outros povos foram contribuindo de forma significativa para que essa evolução continuasse ocorrendo. A linguagem também teve seu estudo com base em observar os falantes e observar como se comportam em determinadas situação e como utilizavam a linguagem nessas situações. Já no século XX houve um estruturalismo linguistivo, que foi um fato importante em toda essa história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com