TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dissertação

Artigos Científicos: A Dissertação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 8

O TEXTO DISSERTATIVO

Características do texto dissertativo:

• texto de natureza expositiva, que apresenta dados objetivos, e não opiniões;

• procede à análise de um assunto e, ao mesmo tempo, defende o ponto de vista do autor a respeito desse assunto;

• pode desenvolver um conceito ou definir um objeto, seja ele abstrato, seja concreto;

• estrutura convencional: idéia principal, desenvolvimento e conclusão;

• linguagem clara, objetiva e impessoal;

• predomínio do padrão culto formal da língua;

• verbos predominantemente no presente do indicativo.

PARTES DA DISSERTAÇÃO

Introdução

É nela que se lança a tese, isto é, a idéia principal do texto a ser desenvolvida.

Existem quatro tipos básicos de introdução:

a) formulação de uma tese

A juventude do fim do século é, muito comumente, encarada, sobretudo sob seu lado negativo. São apontados constantemente, por exemplo, o freqüente uso de drogas, a rebeldia e negação dos mais diversos valores tradicionais, a tendência à “cultura do lixo”. Apesar de ser inquestionável a existência de um “espírito jovem” que independe da geração em questão, o comportamento dos jovens é, seguramente, conseqüência da sociedade em que vivem.

(Candidato à Fuvest 1999 )

Observe que o autor inicialmente situa o tema, demonstrando como a sociedade o vê. Em seguida, fechando a introdução, formula a tese que se propõe a desenvolver nos parágrafos subseqüentes.

b) interrogação

Por que será que o brasileiro não consegue assumir sua identidade? Por não tê-la ou porque é impedido? Será que ainda restam forças para tal atitude?

(Adelaine Paula Martins, 3° ano do ensino médio.)

Nesse tipo de instrução, o autor formula uma ou mais perguntas sobre o tema e ele próprio deve dar respostas a elas ao longo do texto. Nenhuma pergunta deve ficar sem resposta.

c) exemplo

Uma pessoa, ao mirar-se no espelho, vê sua própria imagem refletida. Se ela muda de posição, a imagem fielmente a seguirá. Se ela faz uma pose elegante, distinta, a figura do espelho condirá com esta postura; o mesmo valendo para uma pose desajeitada e medíocre. Está claro que, sabendo-se sujeito dessa ação, a pessoa poderá aperfeiçoar suas poses o quanto desejar, de modo a sentir-se gratificada pelos seus esforços, ao perceber que os resultados lhe correspondem. Será que no Brasil as pessoas estão dispostas a ser boas modelos?

(Daniela Alves, aluna do 3 ano do ensino médio.)

Observe que a autora introduz o texto com a situação de uma pessoa que se mira ao espelho e observa o reflexo de seus movimentos. Vale-se dessa pequena narrativa para discutir a questão: no Brasil, as pessoas estão dispostas a ser boas modelos, a dar exemplos?

Nesse tipo de introdução, a narrativa não pode ser longa demais, sob risco de prejudicar o desenvolvimento da argumentação.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é constituído por parágrafos que fundamentam a idéia principal do texto. Geralmente, cada parágrafo corresponde a um dos argumentos que sustentam a idéia principal, embora possa haver desdobramentos e, no caso, ser necessário mais de um parágrafo para um único argumento.

A força desses argumentos depende muito da consistência do raciocínio e das “evidências” ou “provas” que contém, capazes de fundamentar o ponto de vista do autor. Além disso, é necessário que haja coerência e coesão entre os argumentos, para que as idéias se desenvolvam de modo progressivo e harmônico, sem contradições ou idéias desconexas do conjunto.

São variados os tipos de parágrafos que servem ao desenvolvimento. Os mais freqüentemente utilizados são aqueles que apresentam:

a) enumeração

Dessa forma, a geração atual é produto do seu tempo e é daí que surgem os evidentes aspectos negativos. Portanto, é inegável que grande parte dos jovens carrega na sua natureza básica os mais diversos valores distorcidos: violência, falta de respeito, rebeldia, entre dezenas de outros. Porém, é também inegável que a mídia e a própria sociedade atual têm um papel fundamental nesse tipo de formação.

(candidato à Fuvest 1999.)

Nesse tipo de parágrafo de desenvolvimento, o autor procede à análise do problema em questão. Pode definir, conceituar, classificar, detalhar, expor dados, etc. No parágrafo acima, por exemplo, o autor busca relações entre os comportamentos do jovem de hoje e os valores da própria sociedade, incluindo-se aqueles veiculados pela mídia.

b) causas e conseqüências

Certamente a transigência com que o código de trânsito vem sendo tratado pelas autoridades públicas contribui para essa sensação de impunidade. Foram milhares de anistias para motoristas infratores. Sem mencionar aqueles que continuam dirigindo já tendo atingido o limite de infrações prescrito pelo código.

(Álcool volante. Editorial da Folha de S. Paulo, 16/8/99.)

Observe que, discutindo as causas do aumento de acidentes e crimes no trânsito, o autor aponta como causas a anistia concedida pelas autoridades aos motoristas infratores ou a indiferença delas em relação àqueles que já deveriam ter sua carteira cassada.

c) comparação e contraste

A televisão aliena ou informa? Talvez seja este o mais complexo paradoxo da sociedade mundial neste final de milênio.

Heroína: aquela que atrai a atenção de milhões de espectadores na transmissão de grandes eventos esportivos; aquela que se transforma em escola nos lugares mais surpreendentes; aquela que informa, com magnífica velocidade, os grandes acontecimentos mundiais. Sim. A televisão, notável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com