TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Esegexe

Ensaios: A Esegexe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

EXEGESE JUDAICA NA ÉPOCA DOS ESCRITOS NEO TESTAMENTÁRIOS

Um dos princípios fundamentais da halakhá é a crença de que Moisés recebeu ao mesmo tempo a Torá escrita e Torá oral. Entretanto os mestres sempre distinguiram a tradição oral transmitida de geração em geração e outras partes da Torá oral criada e desenvolvida pelos mestres da halakhá.

As regras de interpretação midráshica têm por objetivo alargar a Torá e aplicá-la às novas situações. Esta interpretação da Escritura provocou a ruptura entre saduceus e fariseus. Os saduceus consideravam somente a autoridade da Torá escrita. O livro de Decretos por eles escrito e ‘depositado no Templo’ não estava ligado à Torá Escrita. Os essênios não reconheciam a autoridade temporal por isso só aceitavam a halakhá deduzida pelo midrash diretamente do texto sagrado.

Os sábios deviam explicar certos textos contraditórios da Escritura e ao mesmo tempo resolver certos problemas que nasceram das grandes mudanças que o judaísmo enfrentou nesse período, sobretudo no decorrer do I século da era comum1.

O objetivo da interpretação é preencher as lacunas dos textos dando detalhes que o texto bíblico não relata. Um exemplo, em Gn 4, 8 lemos: Caim falou a seu irmão e, quando foram ao campo, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Há um problema neste versículo: O que disse Caim a seu irmão? Para o midrash aí se encontra uma oportunidade de transmitir um diálogo no qual aparece um profundo ensinamento. Porque Caim matou Abel? Encontramos em Gênesis Rabba 22, 7 o seguinte comentário.

- Caim falou ( - discutiu) a seu irmão Abel, e quando foram ao campo, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Qual foi o assunto da discussão? Eles haviam decidido: Vamos nos dividir o mundo. Um (Caim) ficou com as terras e outro as propriedades. Então Caim disse: A terra em que estás é minha! E Abel disse: As roupas que vestes são minhas! Tire-as imediatamente! Saia daqui, respondeu o outro. Então Caim atacou seu irmão Abel e o matou....

O midrash continua a discussão e no final do ensinamento transmitido pode-se deduzir que há três coisas que podem causar disputa, violência e morte entre irmãos: posse de bens, o poder e prestígio, e o ciúme que nasce no relacionamento entre as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com