TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A era Puritana

Por:   •  14/4/2015  •  Seminário  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

A Era Puritana

A Palavra de Deus como a Lei do Homem

O Capitão John Smith, William Bradford, John Winthrop, Roger Williams, Anne Bradstreet, Michael Wigglesworth, Edward Taylor, e Samuel Sewal; foram os primeiros escritores americanos. Eram essencialmente ingleses em sua nacionalidade e cultura. Chegaram na Nova Inglaterra por volta dos seus trinta e sete anos.  Eles seguiram o estilo e modelo literário inglês,assim como seus contemporâneos , os escritores de Paradise Lost (John Milton) e The Pilgrim’sProgress (John Bunyan).  Eles pensavam como os ingleses e escreveram sobre questões de interesse da Inglaterra.

Os ingleses se instalaram no Sul e Nova Inglaterra. Os holandeses, suecos, finlandeses e franceses também foram imigrantes nessas terras e levaram seupadrão de vida.  Na primeira metade do século XVIII, cerca de 80.000 alemães e suíços e 50.000 escoceses e irlandeses, introduziram grupos quedesempenharam  um papel importante no desenvolvimento do país.  Na perspectiva religiosa havia tolerância , mas não se misturavam. HaviamQuakers ( posteriormente fundadores da Pensilvânia ); Anglicanos; Católicos; Luteranos e outros bem como os Puritanos da Nova Inglaterra.  

Os puritanos do século XVIIafetaram profundamente o caráter nacional em tempos posteriores, mais do que qualquer outros colonizadores. E foram eles que escreveram a maior parte da literatura do primeiro século colonial. Porque os puritanos deixaram” a melhor ilha do universo”(segundoCottonMather’s),enfrentando 3000 milhas  de viajem pelo Atlântico turbulento, para começarem uma vida nova numa terra primitiva? Um dos principais motivos foi a perseguição e tirania do tronoinglês contra seus princípios religiosos. Também estavam à procura de prosperidade material. Como disse o historiador inglês, G. M. The Trevelyan, avaliando seus motivos: "O desejo de terra livre e oportunidade econômica era um incentivo, mas não tanto, para ajudar a encher o deserto da Nova Inglaterra com pessoas, pois, quando em 1640 a perseguição cessou, a imigração por lá cessou também".Os puritanos que se instalaram na Nova Inglaterra eram homens de selo independente, que tiveram a sua quota cheia do espírito  do protestantismo, um espírito dramatizado, mesmo 200 anos depois, quando Emerson renunciou a seu púlpito.

Um pequeno grupo de radicaisperegrinos veio primeiro  e fundou Plymouth em 1620. Eles eram humildes e pobres.  Dez anos mais tarde vieram os fundadores do Massachusetts BayColony, uma grande banda de conservadores Puritanos, liderada por senhores de terras, comerciantes ricos egraduados universitários. Sua frota de onzenavios traziam gado, ferramentas e uma variedade completa de suprimentos.  Com eles começaram uma migração geral que durou ao longo de duas décadas de turbulência no país durante esses anos (1620-1640). Se espalharamao longo da costa de Maineo que hoje é subúrbio de New York. Na metade do próximo século, os puritanos resistentes e produtivos eram livres para desenvolver o seu próprio governo, economia e modo de vida praticamente sem serem incomodados pelas autoridades da Inglaterra.

Os Puritanos queriam instituira teocracia como fundamento de seus princípios governamentais e formaram uma comunidade intitulada “A HolyCommonwealth” ( Uma Comunidade Santa), onde deveriam ser regidos por Deus através de seus representantes, que eram homens intelectuais e  profundamente cultos em teologia, hebraico  e grego. Sendo a igreja e o estado estreitamente unidos , o clero comandava seus magistrados para que a sua sociedade  não fosse subvertida.

Os puritanos vieram da classes média e baixa. Na ausência de uma aristocracia, como a Inglaterra, eles concediam primazia aos comerciantes e proprietários de terras mais ricas e mais cultivadas. Abaixo deles vieram os pequenos comerciantes, os armazenistas, agricultores, artesãos, mecânicos, pescadores, operários e os servos escravizados(incluindo índios escravos, e poucos negros). Se preocupavam com a distinção social. Sem nenhum tipo de lazer, otrabalho, diligência e disciplina eram consideradas como  virtudes divina. Para eles ser próspero, era uma maneira de agradar a Deus e cumprir os Seus propósitos. Com a ajuda de bois e arados de madeira eles fizeram nascertrigo e milhode um solo infértil , mas a economia se inclinava  cada vez mais para serração de madeira, construção naval, pesca e comércio. Particularmente lucrativo, eles encontraram,o comércio do rum e dos escravos (negros transportados da África para  as  Índias Ocidentais, mais tarde, para a plantação do sul).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com