TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Úlcera da córnea em cães

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

A úlcera da córnea em cães (também chamada de úlcera ocular canina ou quetatite ulcerativa) consiste numa lesão de profundidade variável na superfície da córnea. Poderá ser considerada uma ferida, como arranhão ou punção na córnea. A córnea é a estrutura transparente no olho que permite a passagem de luz e protege o olho.

Em cães, a maioria das úlceras são causadas por trauma: arranhões de unhas, objetos estranhos no olho ou químicos. Assim, partículas, areias, galhos ou arranhões acidentais podem originar úlceras oculares caninas. Outras patologias podem envolver o olho seco (falta de lágrima como na queratoconjuntivite seca), infecções, e doenças endócrinas como diabetes ou problemas de tiroide (hipotireoidismo, hipertireoidismo).

Cães braquicefálicos (de focinho achatado) ou com morfologias de pálpebras anormais (entrópico e ectrópio) estão mais predispostos ao aparecimento de úlceras ocular canina. Nos cães braquicefálicos, os olhos salientes estão mais expostos às agressões ambientais. Na lá oftalmia, uma morfologia anormal da pálpebra, o cão não consegue fechar as pálpebras por completo. O olho fica exposto ao ambiente e seca mais, predispondo a lesões.

A infecção também poderá resultar em úlceras, mas é mais comum o aparecimento secundário à ulceração. Se o seu animal apresenta secreção branca semelhante a pus na úlcera, é provável que a úlcera esteja infectada.

Sem tratamento adequado, a úlcera ocular canina pode levar à perda de visão. Se desconfia de ulceração, deverá levar o seu cão ao veterinário o mais rápido possível. Um tratamento precoce permitirá melhor taxas de sucesso.

Os sinais de úlcera da córnea em cães consistem em dor ocular, irregularidades na superfície da córnea, inchaço da córnea e aparecimento de vasos sanguíneos na córnea.

As úlceras da córnea são patologias extremamente dolorosas. Se o seu cão tiver uma úlcera da córnea, será comum vê-lo a coçar o olho com a pata ou em superfícies da casa, piscar o olho com frequência e lacrimejar. Devido à dor e possibilidade de cegueira, deverá sempre levar o cão ao médico veterinário.

Poderá ser possível observar a irregularidade na córnea ou mesmo um buraco na superfície. Os olhos podem ficar avermelhados. Isto deve-se ao aparecimento de vasos sanguíneos decorrente da inflamação e cicatrização.

 

Tipos de úlceras de córnea caninas

  • Úlcera superficial não complicada: quando a lesão é superficial e pouco grave;
  • Úlceras indolentes: úlceras superficiais em que a cicatrização não ocorre;
  • Úlceras profundas: quando a lesão é profunda, portanto com maior risco;
  • Úlceras totais e descemetocélio: quando a úlcera é tão profunda que já só há uma camada da córnea na lesão. Emergência.

 

Diagnóstico da úlcera da córnea em cães

Para determinar a presença da úlcera na córnea em cães, o médico veterinário irá utilizar fluoresceína. Esta substância, aplicada em gota ou fita, irá corar de verde a zona da úlcera da córnea (devido à particularidade do tecido mais interno). Assim é possível observar a presença das úlceras de córnea.

O médico veterinário irá avaliar a profundidade de úlcera, bem como a presença de fatores que possam complicar a recuperação. Estes poderão ser infecções, perfuração ou dissolução da estrutura.

Tratamento da úlcera da córnea em cães

O tratamento consiste na facilitação da cicatrização da córnea, muitas vezes pela aplicação de colírios para a úlcera da córnea em cães.

O tratamento e úlceras superficiais consiste em antibiótico tópico (colírio) e remoção da causa (ex. remoção do objeto presente no olho). Estas úlceras curam-se dentro de uma semana. Também poderá ser utilizado atropina, que relaxam a pupila e reduzem a dor. No entanto, poderão reduzir a produção de lágrima sendo necessário aplicar lágrimas artificiais. Pode ser indicado a utilização do colar Isabelino (cone) para evitar que o cão arranhe o olho ao coçar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com