TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AZEVEDO, Luciano Taveira de. Letras: Estilística. Recife: UPE/NEAD, 2012.

Por:   •  27/5/2020  •  Resenha  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

AZEVEDO, Luciano Taveira de. Letras: Estilística. Recife: UPE/NEAD, 2012.

Resenha:

A obra aqui apresentada tem como cerne o campo da Estilística, tida como área que estuda os processos de manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras. Sua autoria deve-se ao professor Luciano Taveiro de Azevedo, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Azevedo possui Licenciatura plena em Letras e especialização em Programação do Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE), além de Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em leitura e produção de textos. Interessa-se também por trabalhos desenvolvidos no âmbito da Análise do Discurso de linha francesa e Política e Planificação Linguística. No que tange a obra resenhada, sua intenção foi proporcionar um material didático que pudesse ser utilizado como suporte acadêmico para estudantes do curso de Letras à distância, haja vista apresentar um conteúdo claro e objetivo sobre esse importante recurso, que é a estilística, para a compreensão da linguagem.

O livro está estruturado em 4 (quatro) capítulos, mas para essa resenha, interessa-nos em especial, apenas os dois primeiros. De forma sintetizada, o conteúdo apresentado traz uma abordagem breve sobre conceitos gerais e tradicionais dos casos compreendidos no âmbito da Estilística, ao mesmo tempo em que procura estimular uma discussão em torno da relação entre texto, expressividade e discurso.

Desse modo, logo no primeiro capítulo o objetivo é particularmente explorar as origens da Ciência Estilística. Assim, o conteúdo traz um esboço sobre questões e fundamentos históricos da Estilística, assim como apresenta os contornos teóricos e conceituais sobre a mesma para que o aluno não somente reflita sobre os recursos estilísticos disponíveis na Língua Portuguesa, mas que também amplie o conhecimento dos diversos recursos expressivos agenciados na produção de sentido. Fica claro entre outros que, a palavra Estilística tem sua origem datada do ano de 1899, oportunidade em que foi usada pela primeira vez na língua portuguesa, e tem sua fundamentação alicerçada ao entendimento de Retórica e Poética, consideradas conceitos essenciais à compreensão da estilística por serem conceitos vinculados à expressão do pensamento e do sentimento. O capítulo ainda discorre sobre as duas grandes correntes da estilística: descritiva (voltada volta-se aos aspectos afetivos da língua) e idealista (parte da reflexão de que a maneira pessoal de alguém se expressar é seu estilo, que por sua vez, é reflexo de seu mundo interior e experiência de vida).

No segundo capítulo, a discussão é em torno dos “Níveis de Análise Estilística”, e nele o conteúdo é conduzido pelo intuito de levar os acadêmicos a refletir sobre os recursos estilísticos disponíveis na língua portuguesa, de forma que, a partir disso chegue-se ao conhecimento dos diversos recursos expressivos agenciados na produção de sentido. Dessa forma, o capítulo se faz pelo delineamento dos níveis de análise estilística, enfatizando suas vertentes. Sendo assim, apresenta-se a Estilística Fônica, responsável pela compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com