TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Por:   •  6/9/2015  •  Dissertação  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

A alfabetização é um processo de educação com o objetivo de fazer com que os alunos aprendam a ler e escrever, interpretando os símbolos, conhecendo os sons e os diferenciando na hora da escrita. Nesse processo são encaixados vários tipos de métodos, partindo dos mais tradicionais como o analítico e o sintético, até o modelo construtivista que é aonde a criança constrói o seu próprio conhecimento a partir de sua realidade mediada pela a educadora.

Em minha opinião, a alfabetização é a principal ferramenta pra você entrar em uma sociedade de forma plena. É por meio dela que se desvendam os códigos por ela impostos e se torna independente, pois para entender o mundo é preciso saber ler e interpretar o que esta lendo. Por exemplo, fazer compras no mercado, pegar um ônibus, entender placas só é possível por meio da leitura.

A escrita por sua vez, em minha opinião, é à base da alfabetização. Apesar de uma pessoa do meio urbano ter contato com letras, palavras e livros desde o inicio da vida e já aí começar o seu processo de alfabetização, diferente de pessoas do meio rural aonde esse contato é mais escasso, a escrita é aonde a pessoa se familiariza com as letras, pois tem um contato maior com a sua forma, diferencia mais facilmente sons de letras e de silabas e só assim se consegue o sucesso total na alfabetização de uma pessoa.

Assim, posso concluir que o modo que se alfabetiza uma pessoa, seja por qualquer método que o professor escolha, e o meio social em que seus educandos estão inseridos, a alfabetização é o conteúdo mais importante da vida de uma pessoa, é a chave da independência aonde é possível compreender o mundo em sua volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com