TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artyr

Artigo: Artyr. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

rwetgtEstrutura do sistema

15. Estrutura do sistemaAndroid é um sistema operacional baseado no kernel do Linux.Podemos dizer que o Android é uma máquina virtual Java rodando sobre o kernel doLinux, dando suporte para o desenvolvimento de aplicações Java através de umconjunto de bibliotecas e serviços.Sua arquitetura possui basicamente 5 camadas, como visto na Figura a seguir.

16. Estrutura do sistema

17. Processos e Threads

18. ProcessosA camada mais baixa da arquitetura, Kernel Linux, é a responsável por gerenciar osprocessos e threads, além da memória, arquivos e pastas, redes, drivers dosdispositivos e energia.No sistema Android, todos os componentes de uma aplicação são executados em ummesmo processo e thread. Quando a memória fica sobrecarregada ou quando outroprocesso faz requisição de memória, por ter maior nível de importância, o processoem execução é parado e o processo que tem maior importância de acordo com ousuário é carregado.Existem cinco níveis de importância:1. Foreground Process2. Processo visível3. Processo de serviço4. Serviços em Background5. Processos vazios

19. ThreadsUI Thread (Thread principal "main")Trabalho intensivo na UI Thread trava a aplicaçãoMultithreadCiclo de vida

20. Gerência de Processo

21. Gerência de ProcessoAndroid usa-se o binder, um mecanismo usado para a comunicação entre processos. Todacomunicação entre processos passa pelo binder ( uma classe do Java).Escalonamento de CPU:O Android usa uma criação de filas com os componentes:processos interativosprocessos batchprocessos tempo real.• escalonador do sistema Android é baseado em time-sharing, e é do tipo preemptivo.Deadlock:No Android não é feito tratamento de Deadlock. O sistema parte do princípio de que eles nãovirão a ocorrer.

22. Gerência de memória

23. Gerência de memóriaComo já foi dito anteriormente o Android é um sistema operacional baseado emkernel Linux e utiliza o gerenciamento de memória baseado em tal.Todas as operações básicas do sistema operacional em níveis mais baixos, como o I/O,gerenciamento de memória, e assim por diante, são tratados pelo kernel do LinuxPara o gerenciamento de memória é usada a técnica de memória virtual. Houve duasmotivações principais:1. Permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre os váriosprogramas1. Remover os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada namemória principal

24. Sistema de Arquivos

25. Sistema de ArquivosO sistema operacional gerencia os arquivos para facilitar o acesso dosusuários ao seu conteúdo. A parte do S.O que é responsável por essa gerenciaé o sistemas de arquivos.Principais diretórios do android são: o “data”, que armazena os dados dasaplicações, e o “system”, com as bibliotecas (system/lib), serviços (system/bine system/xbin) e aplicações Java (system/app).

26. Sistema de ArquivosO Android implementou uma biblioteca chamada Bionic para usar comobiblioteca do sistema. Contem os diretórios:/ – diretório raiz (Android e Linux)/Cache – armazenamento de dados para execuções rápidas (Android)/Data – Dados (Android) O diretório /Data contém dados do usuário armazenadosem uma partição separada de MTD/Default.prop - (Android) definições de propriedade-padrão e valoresrestaurados a partir dos arquivos em cada reinicialização./Dev – arquivos de dispositivos (Linux e Android)

27. Sistema de Arquivos/Etc – arquivos de configuração (Linux e Android)/Init – inicialização (Android)/Lib - Bibliotecas essenciais partilhadas (Linux e Android)/Lost+found - arquivos recuperados (Linux e Android)/Media - mídias removíveis (Linux e Android)/Proc – kernel e arquivos de processo (Linux e Android)/Root - Diretório home para o super usuário (Linux e Android)/Sbin – arquivos binários de administração (Linux e Android)/Sdcard – Cartão SD (Android)/System – Sistema (Android)/Tmp - arquivos temporários (Linux e Android)

28. Gerência de Entrada e Saída

29. Gerência de Entrada e SaídaÉ implementado através do device drivers. Sempre que um novo dispositivo éacrescentado no sistema, o drive deve ser acoplado ao núcleo.O sistema Android trabalha com duas formas de entrada e saída:uma orientada a blocos relacionados a dispositivos com alta transferência (cartões dememoria), quando uma operação de leitura é realizada um bloco é transferido para amemória e posteriormente processadoE outra orientada a caracteres que são relacionados a dispositivos mais lentos,controlados pelo sistema operacional.

30. ReferênciasABNT. Manual de normas da ABNT. Disponível em: http://www.abnt.org.br/Celeiro Android. Processos e Threads. Disponível em:http://celeiroandroid.blogspot.com.br/2011/04/processes-e-threads.htmlWikipédia. Android. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/AndroidMidiacom.uff.br. Sistema Operacional Android. Disponível em:http://www.midiacom.uff.br/~natalia/2012-1-sisop/tgrupo1.pdfSergioprado.org. Android. Disponível em:http://sergioprado.org/introducao-ao-funcionamento-interno-do-android/Bibliografia ConsultadaMACHADO, F.de.B; MAIA, L.P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 4.ed - Rio deJaneiro: LTC, 2007.LECHETA, R.R. Google Android: Aprenda a criar aplicações para dispositivos moveis como Android SDK. 3.ed – São Paulo-SP: Novatec,2013

Recomendado

Mais do Usuário

Android - Conceito e Arquitetura

Android - Conceito e Arquitetura

Ana Dolores Lima Dias

23,830 views

Android

Android

Rodrigo De Brito Silva

1,796 views

Sistema Operacional Android

Sistema Operacional Android

Vitalino Victor

443 views

Introdução à plataforma Android

Introdução à plataforma Android

Natanael Fonseca

5,566 views

Android

Android

Milena Rebouças

2,281 views

IOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com